Um secador solar híbrido com pouco impacto no ambiente
A invenção de Gonçalo Martins desidrata e desumidifica alimentos a baixo custo
O secador solar híbrido de Gonçalo Costa Martins é um dos oito projectos semi-finalistas do prémio EDP Inovação. A principal função do bLACK.bLOCK é a desidratação de plantas, frutos e legumes, de forma a promover a durabilidade e a conservação dos alimentos. Esta criação garante um melhor aproveitamento da produção agrícola e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos agricultores, por meio da utilização de energias renováveis.
Este projecto nasceu da procura a uma alternativa aos sistemas que o mercado oferece e que, segundo Gonçalo Martins, “consomem muita energia e a custos pouco aceitáveis”. O bLACK.bLOCK consome menos 75% de energia que os sistemas convencionais.
De forma simples, o seu criador explicou como este sistema complexo funciona: “Os painéis solares captam energia, aquecendo o ar que é direccionado para uma câmara de secagem, isto durante o dia”. Já nas horas seguintes ao pôr-do-sol, quando o ar deixa de ser suficientemente quente, o sistema desliga e começa a funcionar como desumidificador, até que as condições para secagem voltem a estar reunidas.
Gonçalo Martins dá ênfase às características inovadoras do seu produto. "Sempre que o ar atinge valores muito altos, o sistema regenera o ar, trocando o que está dentro da câmara pelo ar de fora”, diz. A empresa pode ainda aceder através da Internet a todos os equipamentos e alterar as programações dos sistemas de qualquer parte do mundo. Para além disto, o sistema regista todo o processo, de minuto a minuto.
Este projecto tem outra vertente. Para além dos secadores agrícolas, que consomem menos energia, a custos mais baixos e com um impacto menor no ambiente, a empresa criou o mesmo sistema, mas adaptado para casas, que desumidifica e aquece a habitação. Este sistema adaptado praticamente não consome energia e serve como alternativa para os sistemas de aquecimento convencionais, já que os custos são mais baixos.
Gonçalo Martins aponta como objectivo principal começar a exportar os sistemas agrícolas. Em breve, a empresa vai organizar feiras em França e em Espanha para dar a conhecer o seu produto. Quanto aos sistemas adaptados para as casas, Gonçalo pretende produzir a larga escala e a baixo custo e comercializar em grandes superfícies comerciais.
Conforme o tamanho e a complexidade do sistema, os preços dos secadores solares híbridos variam entre os 7 mil e os 40 mil euros.
A 7ª edição do Prémio EDP Inovação distingue projectos na área da inovação tecnológica ou negócios ligados a tecnologias limpas no sector da energia. O projecto vencedor receberá 50 mil euros, entregues em Novembro.