Cinco consórcios em concurso para realização de estudos do terminal no Barreiro
Júri vai analisar as propostas das empresas que se candidataram a elaborar estudo prévio e estudo de impacte ambiental. Vencedor anunciado em Setembro.
De acordo com um comunicado da Administração do Porto de Lisboa (APL), as propostas, cujo período de entrega terminou na terça-feira, "foram apresentadas por consórcios de empresas de engenharia e de ambiente, englobando os maiores especialistas nacionais e europeus".
As propostas serão agora analisadas "por um júri composto por equipas técnicas da APL e de entidades e personalidades de reconhecido mérito, entre as quais o Laboratório Nacional de Engenharia Civil". O vencedor deverá ser anunciado em Setembro.
O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto (PCP), tem defendido que a infraestrutura não deve ser apenas um simples terminal, mas uma plataforma multimodal, com áreas de logística, actividade portuária e tecnológica.
Em Julho, o autarca anunciou que foi aprovada uma candidatura feita a Bruxelas para estudos sobre a localização do novo terminal de contentores da região de Lisboa. Os 6,6 milhões de euros necessários a estes estudos vão ter uma comparticipação máxima de 50%.