Prémios Graphis distinguem oito trabalhos de design português
Cartazes para o Cinanima ou exposição de Álvaro Siza, marca Porto. e logotipo do Palácio Nacional de Mafra entre os distinguidos.
A Graphis, editora internacional com sede em Nova Iorque, tem desde o ano passado entre os seus “mestres” o português João Machado, lado a lado com nomes como os de Saul Bass, Issey Miyake ou Massimo Vignelli. Machado voltou este ano a ser premiado pelo seu trabalho para a próxima edição do festival, o 39.º Cinanima – prata na categoria Posters - ou pelo logotipo do Palácio Nacional de Mafra – mais uma prata na categoria de design e logotipos, que agora é usada no estacionário oficial do monumento nacional português.
O designer gráfico foi também distinguido pela série de três posters Save Me para a Unknowndesign, para uso em “campanhas relacionadas com a protecção e preservação do ambiente e das espécies” animais, como descreve o designer na página da Graphis. Machado recebeu também uma prata por um poster criado para a 2.ª International Poster Biennale Bielsko-Biala, que visa encorajar artistas e público a discutir questões existenciais e morais vitais” como a “verdade” sobre a qual se debruçou. E, finalmente, o designer gráfico foi distinguido com prata pelo cartaz feito para a exposição dedicada ao design de Álvaro Siza na Galeria Municipal de Matosinhos
Ainda nos cartazes, Sérgio Alves, Ricardo Gomes e Rui Silva, do Atelier d'alves, foram premiados com um ouro pelo seu poster para o Festival Caminhos do Cinema Português deste ano.
A identidade visual da cidade do Porto, a marca Porto., foi novamente premiada desta feita com uma prata Graphis. O trabalho do White Studio, uma abordagem sistémica à organização e comunicação com os seus habitantes e visitantes que começou em 2014 e que está nas ruas, na câmara e nos transportes da cidade, foi já distinguido com um Lápis de Grafite (equivalente a prata) nos importantes prémios de design D&AD, bem como duplo ouro nos European Design Awards.
Entre as dezenas de prémios atribuídos pela editora – que não têm valor pecuniário, mas sim a participação dos ouros e das mais raras platinas nos anuários sectoriais da Graphis dedicados ao design, publicidade, fotografia e ilustração – está ainda o trabalho da Another Collective para a identidade gráfica do novo bar e adega portuense Baldoria, uma prata na categoria de design e branding.