Damon Albarn retirado do palco depois de cinco horas de concerto
Tiveram de ser os seguranças a arrastar o cantor para fora do palco.
Tudo aconteceu depois da prevista actuação em palco de cinco horas – seriam 4h aquando dos acontecimentos, com o público sem arredar pé e o cantor motivado para continuar, acabando por ser retirado do palco por exigência da organização do evento. Alguma imprensa internacional refere que o cantor parecia ter bebido demais.
O contexto era a apresentação do projecto Africa Express, para o qual Albarn contou com a colaboração ao longo da noite de nomes como Laura Mvula, Graham Coxon, Nick Zinner (Yeah Yeah Yeahs) ou do projecto português Batida de Pedro Coquenão. Quando o concerto já parecia ter esgotado as opções possíveis em termos de alinhamento, o cantor começou a sugerir que fossem tocadas versões dos Clash (Should I stay or should I go) ou de Randy Newman, para além de canções dos Gorillaz.
Quando a organização resolveu intervir, o músico mostrou alguma resistência e incitou mesmo o público a protestar, acabando por ser transportado para fora do palco pelos seguranças.
Africa Express é uma organização que congrega músicos de múltiplas origens, continentes e géneros musicais, que já realizou projectos discográficos em conjunto – o último é Africa Express presents Terry Riley's In C Mali –, além da realização de concertos na Europa e África.
Damon Albarn estará a 17 de Julho em Lisboa, actuando com os Blur, no festival Super Bock Super Rock.