Cavaco Silva e Governo felicitam Jorge Sampaio pelo Prémio Nelson Mandela

As felicitações do Presidente da República e do Governo surgem após a atribuição do prémio e enaltecem o contributo do laureado na promoção dos valores das Nações Unidas.

Foto
Jorge Sampaio acabou por dissolver a Assembleia da República Sérgio Azenha

Em mensagem publicada na página da Presidência, o Chefe de Estado congratula o antecessor “pelo reconhecimento ao mais alto nível da excepcionalidade do seu contributo na defesa e promoção dos valores” das Nações Unidas.

Para Cavaco Silva, esta atribuição a Jorge Sampaio “orgulha Portugal e os portugueses”, uma vez que o prémio “honra a memória” de Nelson Mandela e distingue as personalidades que primam pelos mesmos princípios, “pela reconciliação, pelas transições pacíficas para regimes democráticos e pelo desenvolvimento económico e social”. O Presidente da República desejou ainda que este reconhecimento seja um estímulo para a continuidade do “inestimável contributo” de Jorge Sampaio “em prol da humanidade.

Também o Governo, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, felicitou o antigo Presidente da República, destacando o reconhecimento pelo “prestígio e trabalho” ao serviço das Nações Unidas. O comunicado do ministério lembra que o prémio Nelson Mandela é atribuído este ano pela primeira vez e que a decisão de o atribuir a Jorge Sampaio na primeira edição é algo que “honra o nome de Portugal”.

O Prémio Nelson Mandela foi atribuído esta segunda-feira ao antigo Presidente Jorge Sampaio e a Helena Ndume, oftalmologista da Namíbia, pela Organização das Nações Unidas (ONU).  Este prémio pretende homenagear personalidades que se dedicaram a promover os ideais da ONU e será atribuído de cinco em cinco anos. A cerimónia de entrega dos prémios vai realizar-se, na sede da ONU em Nova Iorque, no dia 24 de Junho e Dia Internacional Nelson Mandela.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários