O que é preciso para ser treinador, por José Mourinho
Faculdade de Motricidade Humana lança pós-graduação e mestrado que o treinador do Chelsea ajudou a conceber.
“Esta pós-graduação reflecte um desafio feito ao Mourinho de nos ajudar na concepção de um curso que ajude a colmatar as lacunas das formações tradicionais no âmbito académico”, explicou ao PÚBLICO António Veloso, professor de biomecânica na FMH e director desta pós-gradução cujos alunos podem depois seguir para mestrado com a realização de uma tese.
“O curso foi desenhado para ser diferente de tudo o que existe”, acrescenta António Veloso, explicando quem são os principais destinatários. “Foi pensado para um treinador de primeiro nível e para o tipo de conhecimento relevante na interacção com os vários elementos do clube, desde dirigentes a jogadores, passando pela equipa médica e restante equipa técnica, e até com elementos externos, como agentes e jornalistas”. “É preciso perceber que os clubes são projectos económicos e que os jogadores também são activos”, acrescenta o director deste curso que integra matérias desde o aspecto físico e médico aos métodos de treino, passando pela liderança e comunicação, programação de uma equipa, construção de um modelo de jogo, prospecção de jogadores, gestão de activos e até um módulo sobre como deve um treinador construir a sua carreira.
José Mourinho tem a particularidade de combinar uma formação académica superior - licenciou-se em Educação Física na FMH em 1987 - com uma vasta experiência no terreno, desde os tempos em que acompanhava o pai (o treinador Félix Mourinho) até à liderança de algumas das melhores equipas do mundo. E é precisamente a visão de Mourinho sobre as ferramentas que um treinador de elite deve ter que estão plasmadas neste curso.
A ideia já vem de 2009, quando José Mourinho recebeu o doutoramento honoris causa em Lisboa, e assumiu a vontade de ajudar a faculdade com a qual tem “uma ligação emotiva”, conta António Veloso.
Mourinho estará na segunda-feira na FMH, onde a partir das 11h apresentará este curso. Além do treinador do Chelsea (que deverá receber os melhores alunos num estágio no clube londrino), os vários módulos desta pós-graduação/mestrado serão leccionados quer por professores da FMH, como Pedro Mil-Homens (antigo director da academia do Sporting), José Gomes Pereira (ex-médico do clube de Alvalade) ou Sidónio Serpa (presidente da Sociedade Internacional de Psicologia do Desporto), quer por convidados, como Pedro Marques (analista do Manchester City) ou Francisco Silveira Ramos (director técnico da Federação Portuguesa de Futebol, que é parceira neste projecto).
As inscrições para este curso, que será leccionado em inglês, deverão iniciar-se em Julho, estando disponíveis 30 vagas. A propina será de 9000 euros. “O curso tem início no fim de Janeiro de 2016 e terá uma duração entre 12 e 15 meses”, explica António Veloso, salientando que as aulas decorrerão em módulos de quatro dias e que serão aproveitadas algumas pausas no calendário de futebol, para encaixar o curso em períodos sem competição.
Notícia actualizada às 14h56 de 22/06/2015 Afinal o curso terá 30 e não 25 vagas