Descobertos vestígios celulares em fósseis de dinossauros

Cientistas poderão ter encontrado glóbulos vermelhos e moléculas complexas com 75 milhões de anos em ossos mal preservados.

Garra de um dinossauro terópode onde se encontraram possíveis glóbulos vermelhos Laurent Mekul
Fibras mineralizadas extraídas de uma costela de um dinossauro
Fibras mineralizadas extraídas de uma costela de um dinossauro Sergio Bertazzo

Até agora, pensava-se que seria necessário um fóssil estar excepcionalmente bem preservado para conter vestígios celulares. Estima-se que as proteínas sejam completamente degradadas passados quatro milhões de anos. Mas se o que os cientistas encontraram naqueles fósseis são realmente células e moléculas complexas, como sugerem as imagens de microscopia, então estes vestígios serão mais comuns do que se pensava, o que permitirá fazer novas perguntas sobre a evolução destes animais.

“Se formos capazes de retirar amostras em vários [fósseis de] dinossauros e encontrarmos células do sangue em muitas espécies, poderemos medir o tamanho das células e tentar compreender quais os dinossauros com as células mais pequenas e por isso com o maior metabolismo”, explicam ao PÚBLICO Susannah Maidment e Sergio Bertazzo, autores do artigo.

Um alto metabolismo está associado a animais com sangue quente. As aves têm sangue quente e descendem dos dinossauros, mas os répteis têm sangue frio. Por isso, analisar o tamanho das células sanguíneas poderá “dar uma prova independente de quando surgiu na evolução o sangue quente”, defendem os cientistas. Uma informação que não se poderia obter apenas com o estudo dos ossos fossilizados.

A descoberta só foi possível graças ao uso de técnicas avançadas de microscopia. Ainda assim, a equipa precisa de novas amostras para confirmar o que viu: “Se encontrarmos fósseis com uma maior quantidade de estruturas, seremos capazes de isolá-las e fazer outros testes bioquímicos. Nessa altura vamos ter a certeza de que são glóbulos vermelhos.”