Automóveis começam a usar sistemas do Google e da Apple

Android Auto e CarPlay facilitam o uso de telemóveis e algumas marcas estão prestes a colocar a tecnologia no mercado.

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A Hyundai vai vender este ano um modelo com Android Auto Kim Hong-Ji/Reuters

A sul-coreana Hyundai será a primeira a integrar a plataforma Android Auto, do Google, num automóvel em linha de produção. Nesta terça-feira, a empresa comunicou que aquele sistema estará disponível nos modelos Sonata que chegarão ao mercado já este ano e que incluam sistema de navegação. Os modelos anteriores não ficam de fora e poderão ser actualizados com o novo software.

O Android Auto permite ligar ao carro telemóveis que tenham as versões mais recentes do sistema Android e pretende facilitar o acesso a funções como a navegação por GPS, chamadas e SMS, e a escolha de músicas. Muitas das tarefas podem ser executadas através de comandos de voz.

O plano já era conhecido. A Hyundai faz parte da lista de 28 fabricantes que, no ano passado, se juntaram ao Google num grupo chamado Open Automotive Alliance, criado com o objectivo de impulsionar a adopção daquela tecnologia por parte da indústria automóvel. Muitos dos carros mais recentes já permitem a ligação a aparelhos como telemóveis e tablets. Porém, estes sistemas são desenvolvidos por cada fabricante, diferem de marca para marca e oferecem experiências de uso frequentemente muito diferentes daquilo a que o utilizador está habituado com os seus dispositivos. 

Nesta quinta-feira, a americana General Motors anunciou a inclusão do Android Auto e do congénere da Apple, o Apple CarPlay, em vários modelos da Chevrolet, uma das marcas do grupo, que é também dono da Opel. Estes carros chegarão ao mercado em 2016, quando também a Ford passará a vender modelos com Android ou CarPlay. No ano passado, a Ferrari já tinha integrado a plataforma da Apple num modelo em comercialização.

A aplicação do Android Auto, que tem de ser instalada nos telemóveis para o sistema ser usado, já está disponível desde Março. A Pioneer, uma marca de electrónica, lançou então equipamentos que usam tanto a plataforma do Google como a da Apple e que podem ser instalados em carros já no mercado. 

Os carros, que integram cada vez mais tecnologia de comunicação, são um terreno que está a ser disputado entre o Google e a Apple, cujos sistemas equipam a grande maioria dos smartphones no mundo. Esta semana, numa conferência, um executivo da Apple deixou claro que os automóveis são um mercado importante para uma empresa habituada a fazer incursões por sectores em que não tem experiência. "O carro é o dispositivo móvel por excelência, não é?", observou o vice-presidente responsável pelas operações, Jeff Williams. "Nós exploramos todo o tipo de categorias [de produto]".

Os anúncios foram feitos nas vésperas da conferência Google I/O, um evento anual destinado a programadores, que arranca na tarde desta qunta-feira (hora de Lisboa), em São Francisco.

Tradicionalmente, a conferência serve de introdução a uma nova versão do Android para telemóveis e tablets. Para além de mais pormenores sobre o Android Auto, são também esperadas novidades sobre outros produtos do Google.

 

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