Com apenas uma jornada por jogar, algumas das equipas do Top 14 já têm definido o seu futuro na competição. No fundo da tabela, La Rochelle e Castres garantiram a manutenção, enquanto o Lyon disse definitivamente adeus à primeira divisão francesa. No topo, continua quase tudo por decidir, mas o Clermont, de Julien Bardy, igualou o RC Toulon no topo da classificação após derrotar o campeão francês e europeu, por 22-19.
A jornada começou com uma péssima noticia para o râguebi do sudeste francês, com a derrota que confirmou a relegação do Lyon. Ao perder na casa do Oyonnax, por 28-10, o LOU vai regressar à Pro D2, falhando o seu objectivo de se manter na elite, depois de ter vencido a segunda divisão no ano passado. Bem diferente é o percurso do Oyonnax que era uma equipa rotulada como candidata à luta pela manutenção e está no 5.º lugar, em excelente posição de garantir um surpreendente lugar no play-off.
O Grenoble deu um grande passo para garantir a manutenção ao receber e vencer o Toulouse, formação que atravessava um grande momento de forma neste final de campeonato. A equipa da casa, que venceu por 32-11, nunca chegou a deixar hipóteses ao seu adversário, apresentando um râguebi asfixiante e um ritmo elevado a atacar e defender, com o suspeito do costume, Jonathan Wisniewski, a penalizar os erros do adversário. Com esta derrota, o Toulouse fica afastado da luta pelos dois primeiros lugares e vai tentar na última jornada segurar o 4.º lugar, para jogar os quartos-de-final em casa.
O Bordeaux-Bègles alcançou uma importantíssima vitória em casa contra o Bayonne, por 38-20. Com este triunfo bonificado, a formação de Bordéus reentra no Top 6 e tem nas suas mãos a possibilidade de jogar uma fase final que parecia um sonho inalcançável no início da época. O Bayonne vê a Pro D2 cada vez mais perto e sabe que já não depende só de si para evitar a descida.
Em outra partida entre equipas candidatas à descida, assistimos a uma verdadeira final entre Castres e Brive, com os campeões de 2013 a mostrarem que ainda têm um pouco do brilho do passado recente, alcançando uma vitória decisiva, que garante a manutenção. Neste triunfo com ponto bónus, por 32-12, o Castres Olympique apresentou-se mais confiante e seguro e acabou por fazer o jogo que tinha de fazer: agressivo, humilde e insaciável. Já o Brive tem na próxima jornada um duelo de tudo ou nada e está obrigado a derrotar em casa o Stade Français, que ainda sonha com o top 2.
O La Rochelle foi a segunda equipa a garantir o seu lugar na edição de 2015-16 do Top 14, depois de um empate caseiro contra o Racing Metro, por 18-18. Fortíssimos nas fases estáticas, especialmente nas mêlée, os "rochelais" souberam ser pacientes e só no último minuto da partida chegaram ao empate, graças a uma penalidade de Fortassin. A equipa de Paris, embora tenha atacado melhor (marcou os dois ensaios da partida), nunca conseguiu impor o seu jogo e depende agora de terceiros para chegar ao play-off.
Na luta pelos dois primeiros lugares, Stade Français, Clermont e Toulon continuam num despique renhido e a combinação dos resultados acabou por baralhar as contas. O Stade Français venceu com ponto bónus o Montpellier, por 35-21, e deixou o rival fora do top 6.
No jogo grande da ronda, que reeditou a final da Champions Cup, o Clermont recebeu um RC Toulon desfalcado e conseguiu ser superior: 22-19. Com Julien Bardy a titular, a partida ficaria decidida nos instantes finais, com um ensaio de Morgan Parra que permitiu ao Clermont ganhar e igualar o RC Toulon no primeiro lugar.