Uruguai mostrou o lado mau de Portugal
Depois de uma excelente exibição contra as Fiji, a selecção nacional realizou uma exibição fraca frente aos uruguaios e somou a segunda derrota no World Rugby U20 Trophy
Quatro dias depois de ter ficado muito perto de bater, com justiça, a toda-poderosa Fiji, Portugal defrontou na segunda jornada do Grupo A do World Rugby U20 Trophy o Uruguai, teoricamente a selecção mais acessível, e passou do 8 para o 80. Com uma exibição desastrada a atacar e a defender, a selecção nacional mostrou menos atitude do que os sul-americanos e acabou batida, por 37-26.
A prestação contra os fijianos tinha elevado muito a fasquia, mas a resposta portuguesa depois da excelente réplica oferecido à formação do Pacífico foi desapontante. O encontro ficou marcado por erros constantes de parte a parte, mas nesse capitulo a equipa nacional teve superioridade.
Os uruguaios marcaram o primeiro ensaio aos 9’, mas Portugal respondeu de imediato por José Luís Cabral e encurtou a diferença para dois pontos (8-10). Porém, uma falha defensiva portuguesa deu origem ao segundo ensaio “celeste” e, ao intervalo, o Uruguai vencia por 20-14.
O segundo tempo não podia começar pior para as cores nacionais e os sul-americanos necessitaram de apenas dois minutos para fazer o terceiro toque de meta (14-27). Mesmo mostrando desacerto, a selecção nacional de sub-20 ainda pareceu ter capacidade para dar a volta e com dois ensaios (Pedro Rosa e João Vaz Antunes), reduziu a desvantagem para quatro pontos a menos de 10 minutos do fim (26-30).
No entanto, mas uma desatenção defensiva abriu de imediato uma auto-estrada para o Uruguai que não desperdiçou a oferta, fixando o marcador final em 37-26.