ViaCatarina: a melhor ideia de fachada recebe 20 mil euros

Nesta segunda edição do concurso, procura-se uma obra (estática ou dinâmica) que utilize recursos que evidenciem o potencial da fachada da antiga sede do jornal "O Primeiro de Janeiro"

Foto

O VIArtes é um concurso dirigido a todos os estudantes ou artistas ligados a áreas como as do design, artes plásticas ou digitais e à arquitectura, com o seguinte mote: “Faz a tua arte pública”. O que se pretende com este concurso são soluções inovadoras que destaquem a fachada do centro comercial Via Catarina, na Rua de Santa Catarina, no Porto.

Nesta segunda edição do concurso, procura-se uma obra (estática ou dinâmica) que utilize recursos que evidenciem o potencial da fachada da antiga sede do jornal "O Primeiro de Janeiro". Já com 19 anos, o edíficio quer tornar-se mais contemporâneo e relembrar a criatividade dos jovens artistas portugueses.

As candidaturas podem ser feitas individualmente ou em grupo e a disputa pelo primeiro lugar vai ser decidida por um júri composto por representantes da Sonae Sierra, Câmara Municipal do Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e José Guilherme Abreu, investigador do CITAR – Porto.

O vencedor terá 20 mil euros para executar a sua proposta, já com os honorários incluídos nesse valor. A organização irá atribuir, também, duas menções honrosas, no valor de 1000 euros cada.

As inscrições estão abertas até dia 31 de Maio. Para dissipar dúvidas, foi organizada uma sessão de esclarecimento, marcada para dia 29 de Abril, às 15h, nos escritórios da administração do "shopping". Para mais informações, consulta o regulamento aqui.

No ano passado, a proposta vencedora, da autoria dos arquitectos Nuno Pimenta e Frederico Martins, chamava-se “W(E)AVING” e contou com o apoio de 2400 pessoas para a montagem. Esteve visivel durante alguns meses. Agora, chegou a tua vez.

Sugerir correcção
Comentar