Eles estão em Istambul a construir uma ponte com ADN portuense

O concurso “Design & Construct 2015”, em Istambul, na Turquia, consiste numa competição de estudantes de engenharia civil que tem como objectivo a concepção e concretização de uma ponte metálica. Arrancou domingo até dia 18 de Abril

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Como é que se constrói uma ponte? “Não é fácil responder a essa questão”, brinca João Ferreira, um dos alunos da FEUP responsáveis pelo único projecto português que vai concorrer ao “Design & Construct 2015” em Istambul, na Turquia.

De uma forma simplificada, existem alguns pontos que precisam de ser pensados antes de se deitarem as mãos à obra: a concepção da ponte, o papel que vai desempenhar no espaço em que se vai inserir, a sua envergadura e, claro, a escolha estética.

A partir daqui, toda a história se torna mais técnica. Afinal, estamos a falar de uma ideia que põe à prova os desafios que um engenheiro pode enfrentar durante um processo de construção de uma ponte. E é isso que já no próximo domingo estes alunos vão fazer: construir uma ponte em escala que possa ter fiabilidade para futuras construções reais.

A inspiração para passarem esta ideia para a realidade nasceu no rio Douro e nas pontes que o percorrem e em três meses a ponte foi construida. A equipa portuense (constituída pelos alunos, Alexandre Policia, Ana Barbosa, João Ferreira, Rita Conte e Sérgio Vallejo do mestrado de engenharia civil da FEUP), faz questão de anunciar que o conceito é especial. Porquê? Assemelha-se a uma sardinha “ou a uma molécula de ADN”, garante João Ferreira.

  

Os custos deste projecto rondam os 10 mil euros e foram suportados por patrocínios – destacam o apoio da Metaloviana – que lhes trouxeram, para além de apoio financeiro, muitos ensinamentos técnicos. Neste percurso de meses, também contaram com a ajuda da International Association of Civil Engeneering Students (IACES), da FEUP e de várias empresas de construção portuguesas.

E como é que se decide o vencedor? O projecto ao qual estiver associado um custo inferior, ganha. O valor conferido à categoria da estética e originalidade é favorável à classificação, ou seja, reduz o custo total da obra. Essencialmente, existem 5 pontos que podem determinar a avaliação da maquete dos alunos: estética e originalidade, peso da ponte, conformidade com o regulamento do concurso, deformações – após a colocação de uma tonelada em cima da ponte - e rapidez de montagem.

Com os pés assentes na terra, os estudantes admitem que a ideia nunca poderá ser transferida para uma maquete da forma que os estudantes sonhavam devido às restrições que o concurso apresenta. No entanto, não deixaram de tomar a decisão arrojada de construir uma ponte em arco: “É uma escolha complexa, poucos se arriscam a fazê-lo.”, confessa João.

O concurso mundial, desenvolvido por associações de estudantes e professores da faculdade de Istambul em parceria com empresas internacionais, será realizado em duas etapas distintas: na primeira, constrói-se a ponte e só é avaliada a estética; já na segunda, os grupos deverão construir a ponte no menor tempo possível e são avaliados os restantes aspectos decisivos na classificação da equipa.

O projecto vencedor recebe 3000€, o 2ºprémio consiste em 1500€ e o 3ºprémio equivale a 750€, sendo que qualquer grupo poderá receber 500€ à parte de forma a premiar a estética da ponte.

O iniciativa, com a duração de uma semana, começou este domingo e só termina dia 18 de Abril. Para eles, a aventura já começou há muitos meses mas pretendem que se torne o inicio de muitas oportunidades. Quem sabe, de construir pontes.

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