Homem-Aranha regressa à Marvel e o filme chega em 2017
Gigante dos comics adia várias produções anunciadas.
Esta parceria, anunciada na segunda-feira nos EUA, surge depois dos fracos resultados em bilheteira de O Fantástico Homem-Aranha 2, que chegou às salas de cinema em Maio passado. Segundo o site Box Office Mojo, que analisa as receitas em bilheteiras, dos cinco filmes Homem-Aranha, o último foi o menos visto. Regista-se até uma tendência de queda entre cada filme.
De acordo com o anúncio feito pela Marvel, como parte desta nova parceira, o Homem-Aranha começará por aparecer num filme da Marvel e só depois terá a sua própria produção. Dizem fontes do meio, ouvidas pela imprensa especializada norte-americana, que o novo Peter Parker deverá juntar-se ao Capitão América em Captain America: Civil War, que chegará aos cinemas no próximo ano. Depois disso, a Marvel co-produzirá com a Sony o primeiro Homem-Aranha desta nova vida. Kevin Feige, da Marvel, e Amy Pascal, que na semana passada anunciou que ia abandonar a liderança da Sony para se dedicar à produção dentro do estúdio, vão ser os directores criativos de Peter Parker.
Nem a Sony nem a Disney, que comprou os estúdios da Marvel em 2009, revelaram detalhes desta parceria. Desconhecem-se os valores envolvidos mas sabe-se que continuará a ser a Sony a financiar, distribuir e a ter o controlo criativo final dos próximos filmes.
Segundo o Wall Street Journal, os executivos da Sony e da Disney estavam há muitos meses em negociações. Quando a Sony sofreu, no final do ano passado o ataque informático, foram revelados emails sobre estas conversas que davam a entender que as negociações tinham caído por terra.
A Sony tem os direitos do Homem-Aranha desde 1999, quando a Marvel vendeu a história desta banda-desenhada por sete milhões de dólares (cerca de seis milhões de euros). Nos primeiros anos, o negócio rendeu à Sony lucros históricos, não apenas com os filmes mas com tudo o que lhe estava associado como, por exemplo, os jogos electrónicos.
A integração do Homem-Aranha, que conta mais de 50 anos de história no mundo da Marvel, no universo cinematográfico daquela era há muito pedida pelos fãs da gigante dos comics.
“Com o envolvimento da Marvel, esperamos entregar a continuidade criativa e a autenticidade que os fãs exigem do Universo Cinematográfico da Marvel”, disse Kevin Feige, citado pelo site da Marvel, afirmando-se “entusiasmado” por ter a oportunidade de ter o Homem-Aranha a aparecer ao lado de super-heróis como Capitão-América, Homem de Ferro ou Thor.
“Homem-Aranha é um dos grandes personagens da Marvel e é amado em todo o mundo. Estamos entusiasmados em trabalhar com a Sony Pictures para trazer o icónico teioso para o Universo Cinematográfico Marvel, o que abre novas oportunidades fantásticas para contar histórias e a construção de uma nova franquia”.
Para Bob Iger, presidente e CEO da Disney, esta parceria traz “oportunidades fantásticas para contar a história e construir o franchise” à volta de Homem-Aranha, “um dos mais importantes e adorados personagens da Marvel”.
“A Sony Pictures e os estúdios da Marvel partilham um grande amor pelos personagens do universo do Homem-Aranha e têm uma longa e bem-sucedida história de trabalho em conjunto. Este novo nível de colaboração é a forma perfeita de levar a história de Peter Parker para o futuro”, destacou ainda Doug Belgrad, presidente da Sony Pictures Entertainment Motion Picture.
Ao que tudo indica, um novo actor será escolhido para dar vida a Peter Parker. Andrew Garfield foi o protagonista nos dois últimos filmes e Tobey Maguire foi o Homem-Aranha nos primeiros três filmes.
Para se dedicar a este novo projecto, a Disney vai ter de voltar a agendar uma série de filmes que já tinham datas de estreia marcadas. Para o dia de estreia do novo Homem-Aranha, 28 de Julho de 2017, estava inicialmente agendada a chegada aos cinemas do novo Thor. Assim, Thor: Ragnorak estrear-se-á a 3 de Novembro de 2017, obrigando ao adiamento da estreia de Pantera Negra, agora marcada para 6 de Julho de 2018. Capitão Marvel chega às salas norte-americanas a 2 de Novembro de 2018, enquanto a chegada de Inumanos foi adiada para 12 de Julho de 2019.