Ponte da Galp em Lisboa abre “hoje ou amanhã” sem inauguração

Ponte ciclopedonal está pronta há vários meses e não se sabe ao certo o motivo pelo qual continuava fechada ao público.

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Nuno Ferreira Santos

O tema surgiu na reunião do executivo municipal desta quarta-feira, através do vereador do PSD Fernando Seabra, que perguntou a Sá Fernandes quando é que a câmara iria fazer a recepção provisória da obra. O social-democrata lembrou que o presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, António Cardoso (PS), disse em Novembro do ano passado que aquela infra-estrutura seria inaugurada até ao final do ano, o que não se concretizou.

Em resposta, Sá Fernandes disse que a ponte “abrirá hoje ou amanhã”, acrescentando que já assinou o auto de recepção provisória da obra.

Questionado pelo PÚBLICO sobre quando irá ocorrer a inauguração, o vereador respondeu simplesmente: “As inaugurações são para os políticos, a gente tem é de fazer obra”.

O empreendimento, financiado em 900 mil euros pela Lisboagás (do grupo Galp Energia) e em 465 mil euros pelo município, está pronto há vários meses. Em Julho, a Galp informou que faltavam apenas “alguns acabamentos finais”. Desde então, foi feito o arranjo paisagístico da zona envolvente e desde o Outono que nada acontece.

Em Novembro, Sá Fernandes disse que a inauguração estava dependente apenas da resolução de “quatro ou cinco problemas” por parte do empreiteiro, tais como “um varão numa descida” e “um arranjo em parte do piso”. O autarca acrescentou que a abertura ao público estava “iminente”.

Há duas semanas, o assessor do vereador garantiu que estavam “ultrapassadas” todas as questões em aberto mas disse que a obra ainda não tinha sido recebida pelo município, acrescentando que tal deveria acontecer “muito em breve”.

O "ícone" de Lisboa
A construção desta ponte – que inclui um troço de 727 metros de ciclovia a ligar as Torres de Lisboa à ciclovia que passa sobre a Segunda Circular junto ao Colégio Alemão – foi anunciada em 2009 pelo presidente da câmara, na sequência da assinatura de um protocolo entre a autarquia e a Fundação Galp Energia. A conclusão da obra esteve prevista para Outubro de 2010 mas o projecto apenas surgiu em Setembro de 2011, com custo previsto de 1,2 milhões de euros, suportados na íntegra pela Galp. Previa-se que estivesse pronta na Primavera de 2012.

Na apresentação do projecto do gabinete de arquitectura MXT, António Costa referiu-se a ele como um futuro “ícone” de Lisboa e “o primeiro passo para a humanização da Segunda Circular”.

Mais tarde, em Março de 2013, a câmara assinou um novo acordo com o grupo Galp, o qual revogou o protocolo de 2009 e atribuiu à Lisboagás o papel de mecenas e responsável pela obra que antes cabia à Fundação Galp Energia. A diferença é que ela já não custava 1,2 milhões de euros, mas sim 1,365, e a Lisboagás apenas pagaria 900 mil. Os restantes 465 mil ficavam a cargo do município e o prazo de execução ficava mais uma vez adiado, agora para o dia 4 de Setembro de 2013.

As obras tiveram de facto início logo a seguir, em Abril de 2013, arrastando-se a sua conclusão até ao Verão de 2014. A ponte, que já está pintada de laranja, a cor da Galp, situa-se junto à sede do grupo petrolífero, nas Torres de Lisboa

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