Católicos querem deixar-se interrogar pelos não crentes

Iniciativa Escutar a Cidade surge a propósito do Sínodo da Diocese de Lisboa.

Foto

O primeiro encontro é já esta quinta-feira, entre as 19h e as 21h, no Forum Lisboa com o tema Território, quotidiano e modos de vida. Os convidados são o professor universitário José Machado Pais, o jornalista cultural António Guerreiro e a psicóloga social Benedita Monteiro.

De acordo com o texto de apresentação da iniciativa, Escutar a Cidade "é um convite a que os católicos da diocese de Lisboa se deixem interrogar por pessoas que, vivendo no mesmo tecido social, mas não partilhando a condição de pertença eclesial, enunciem uma reflexão pertinente sobre aspectos decisivos da sociedade, da economia, da cultura e dos modos de vida que marcam o território da diocese.”

O que os organizadores – entre os quais António Marujo, autor do blogue www.religione.blogspot.pt, o jornalista Jorge Wemans, e Conceição Moita – pretendem é que “desta vez seja a sociedade a tomar a palavra para exprimir as suas inquietações e a sugerir o que espera das comunidades crentes que habitam a diocese”. O mesmo texto acrescenta que “neste processo cabe aos católicos ouvirem, acolherem e meditarem no que lhes é comunicado”, até porque as sínteses de cada encontro serão entregues ao secretariado do Sínodo e “poderão ser pontos de partida para reflexões posteriores de grupos e comunidades que assim o pretendam”.

Segundo Conceição Moita, a ideia surgiu num evento no qual Jorge Wemans participava. Foi ele quem lançou o mote. Conceição Moita e António Marujo foram ter com Jorge Wemans e disseram-lhe que “era uma ideia fantástica”: “Vamos para a frente.”

Este conjunto de encontros, organizado por um pequeno grupo de católicos, é apoiado por mais de vinte associações, movimentos e congregações religiosas. Trata-se de uma “iniciativa pública de comunidades, movimentos, organizações e grupos católicos envolvidos no Sínodo da Diocese de Lisboa, aberta à participação de todos e que se desenvolve durante o primeiro semestre de 2015”.

O segundo encontro (12 de Fevereiro), como os restantes a uma quinta-feira, será sobre Política, participação e democracia e tem, para já, confirmados os nome do jornalista João Pacheco e do docente universitário Viriato Soromenho-Marques. Haverá ainda sessões em torno dos seguintes temas: Nascer, ser jovem, envelhecer; Pobreza, emprego e crise financeira; Ciência e conhecimento; e Linguagem, espiritualidade(s), sexualidades e convicções.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários