A célebre revista Time publicou um artigo em que dá a conhecer aquelas que, segundo a publicação, são as 15 livrarias mais “cool” em todo o mundo.
Na verdade, as primeiras linhas do texto começam logo bem para a única representante portuguesa na lista e já símbolo do Porto: “Há um rumor de que J.K. Rowling foi inspirada pela Livraria Lello enquanto escrevia Harry Potter (e ensinava Inglês) em Portugal. Não se demora muito para valorizar o potencial da Lello como musa: um átrio de vidro colorido coloca os holofotes na escadaria vermelho escuro da livraria, espetacular o suficiente para pará-lo nas suas rondas”, pode ler-se.
Pouco depois, o artigo, da autoria de Kavita Mokha, jornalista da secção de Viagem e Lazer da Time, começa a listar as 15 livrarias em questão e, na verdade, a Lello tem direito a abrir as hostes. Nas linhas que dedica à livraria portuense, a revista norte-americana salienta e elogia a “madeira talhada, colunas douradas, tetos ornamentados, e uma linda escada vermelha, iluminada por uma claraboia de vidro colorido” que constituem o espaço.
A lista elaborada pela Time inclui livrarias de lugares como Inglaterra, França, Argentina e os próprios EUA, entre outros.