111 vagas para administradores na Comissão Europeia

Candidatos devem ter seis anos de experiência em áreas que vão do direito à economia. Salários a partir de 5568 euros. Inscrições até 25 de Novembro

Foto
Fabrizio Bensch/Reuters

O Serviço Europeu de Selecção do Pessoal (EPSO) abriu um concurso geral para o recrutamento de 111 profissionais na categoria de Administradores (AD7) para trabalhar junto da Comissão Europeia. Os salários rondam os 5 570 euros e as candidaturas terminam no dia 25 de Novembro, ao meio-dia, hora de Bruxelas (ou seja, 11h em Lisboa).

A Comissão Europeia está à procura de candidatos nos domínios do direito da concorrência (27 vagas), do financiamento de empresas (14 vagas), da economia financeira (25 vagas), da economia industrial (15 vagas) e da macroeconomia (30 vagas). Cada candidato só pode inscrever-se em apenas uma das áreas e os requisitos específicos para cada um dos domínios devem ser consultados no anúncio oficial.

Os interessados devem ser nacionais de um dos estados-membros da União Europeia, licenciados, ter um conhecimento aprofundado de uma das línguas oficiais da União Europeia e um conhecimento satisfatório de alemão, inglês ou francês, ter pelo menos seis anos de experiência profissional relevante para a função, estar em situação regular face às leis de recrutamento militar e reunir todas as condições de idoneidade moral exigidas para o exercício das funções em causa.

As inscrições devem ser feitas por via electrónica, seguindo o procedimento indicado no site do EPSO. Os candidatos que tiverem validado a sua candidatura no prazo previsto são convocados para os testes de acesso baseados em perguntas de escolha múltipla, tendo em vista avaliar as capacidades dos candidatos em matéria de raciocínio, para os quais devem reservar uma data no prazo comunicado através da conta EPSO.

O exame das condições gerais e específicas e a selecção documental são efectuados numa primeira fase, com base nas declarações constantes no acto de candidatura. As respostas às condições gerais e específicas serão examinadas a fim de determinar se faz parte da lista dos candidatos que preenchem todas as condições de admissão ao concurso.

Em relação aos candidatos que preenchem as condições de admissão ao concurso, o júri procede a uma selecção documental a fim de identificar os que possuem as qualificações mais pertinentes para as funções e em relação aos critérios de selecção descritos no anúncio de concurso. Esta selecção é efectuada unicamente com base nas declarações prestadas na secção “Avaliador de Talento” e desenrola-se em duas etapas, na primeira, cada critério de selecção é ponderado em função da importância que o júri lhe atribui e na segunda o júri examina as respostas dos candidatos e atribui uma nota em função das qualificações dos mesmos.

Caso faças parte dos candidatos que satisfazem as condições de admissão gerais e específicas e que obtiveram uma das pontuações mais elevadas aquando da selecção documental, serás convidado a participar nas provas do centro de avaliação, que vão testar capacidades de raciocínio, competências específicas e competências gerais. 

Sugerir correcção
Comentar