E o desportista mais bem pago do mundo... não é Cristiano Ronaldo
Internacional português surge em segundo lugar na lista da revista Forbes.
O primeiro lugar da lista pertence ao pugilista Floyd Mayweather, conhecido pela alcunha “Money” precisamente pela dimensão dos seus proveitos financeiros. Segundo a Forbes, Mayweather encaixou em 2014 praticamente 84 milhões de euros. “Mayweather ganhou quase 320 milhões de euros no ringue desde que se tornou profissional em 1996, após os Jogos Olímpicos, mas nunca teve um ano como este último”, acrescenta a revista.
A prova de que os patrocínios e contratos publicitários podem fazer muito pelo bolso de um desportista surge no último lugar do pódio, ocupado por LeBron James. O basquetebolista que deixou os Miami Heat para regressar aos Cleveland Cavaliers teve em 2014 rendimentos que ascenderam a 57,7 milhões de euros, dos quais 15,4 em salários. O restante foi obtido em publicidade, sendo que LeBron James dá a cara por marcas como Nike, McDonald's e Coca-Cola, entre outras.
O único futebolista para além de Cristiano Ronaldo a surgir no "top-10" da lista da Forbes é Lionel Messi, colocado na quarta posição do ranking com ingressos estimados de 51,7 milhões de euros. Nenhum outro desportista para além dos primeiros quatro encaixou mais de 50 milhões de euros em 2014: Kobe Bryant, quinto classificado, “ficou-se” pelos 49,1 milhões. Tiger Woods (golfista, 48,9 milhões), Roger Federer (tenista, 44,9 milhões), Phil Mickelson (golfista, 42,5 milhões), Rafael Nadal (tenista, 35,5 milhões) e Matt Ryan (atleta de futebol americano, 35 milhões) completam o lote dos dez mais bem pagos.
Com 22 anos, Neymar é o mais jovem desportista a integrar o ranking: o futebolista do Barcelona ocupa a 16.ª posição, com rendimentos estimados de 26,8 milhões de euros. Há apenas três mulheres na lista da Forbes, todas elas tenistas: Maria Sharapova (34.ª, com 19,5 milhões), Li Na (41.ª, com 18,8 milhões) e Serena Williams (55.ª, com 17,5 milhões).