Portugal arrumou com a Roménia na segunda parte
A selecção nacional de Sub-18 derrotou os romenos no primeiro jogo do Torneio de Qualificação para o Europeu
A selecção nacional de Sub-18 deu neste sábado um enorme passo rumo ao Campeonato da Europa de Elite. No Campo de Honra do Estádio Nacional, Portugal sentiu dificuldades na primeira parte, mas depois de ultrapassarem o nervosismo, os jogadores portugueses marcaram quatro ensaios e asseguraram a vitória, por 31-3.
O primeiro obstáculo já está ultrapassado, mas a primeira metade do duelo entre portugueses e romenos fazia antever mais dificuldades. Acusando demasiado nervosismo, a equipa nacional cometeu muitos erros no ataque na primeira parte e ao intervalo registava-se um empate a três pontos.
Após o descanso, Portugal entrou com outra atitude e não deu hipóteses aos romenos. Com ensaios de Francisco Vassalo, Tomás Sousa Pereira, Vasco Ribeiro e Duarte Costa Campos, os jovens portugueses construíram um importante triunfo por 31-3, que deixa a selecção comanda por Rui Carvoeira e Francisco Branco em boa posição para assegurar o apuramento.
No final do encontro, Francisco Branco reconheceu que “na primeira parte a equipa esteve demasiado nervosa”, e “cometeu muitos 'avants'”, mas “a defesa muito boa” impediu que os romenos aproveitassem para somar ensaios. “Ao intervalo dissemos aos jogadores que este era apenas mais um jogo e que devíamos ser fiéis aos nossos princípios. A equipa entrou com mais calma, começou a jogar a toda a largura e conseguiu uma boa vitória”, destacou o seleccionador.
O Torneio de Qualificação para o Europeu prossegue terça-feira, com o frente a frente entre Roménia e Rússia. A prova termina na próxima sexta-feira, no Estádio Nacional, com o confronto entre portugueses e os russos.
XV de Portugal: 1 – Gonçalo Domingues; 2 – João Melo; 3 – Tiago Neves; 4 – Manuel Picão; 5 – Duarte Torgal; 6 – José Cabral; 7 – João Granate; 8 – Duarte Campos; 9 – Francisco Leitão; 10 – Jorge Abecassis; 11 – António Ventosa; 12 – António Vidinha; 13 – Vicente Vaz; 14 – Frederico Filipe; 15 – Francisco Vassalo