A partir do próximo mês, o IKEA vai começar a vender painéis solares nas lojas de mais oito países europeus. Depois de ter começado a comercialização destes painéis residenciais em 2013 nas lojas do Reino Unido, o IKEA vai estender a sua venda às lojas da Holanda e da Suíça.
Como refere o site de informação Bloomberg, os painéis solares estarão disponíveis para venda nas lojas do IKEA da Holanda já a partir de Outubro e, até ao final do ano, nas lojas da Suíça.
O mesmo site refere ainda que, durante os próximos 18 meses, a venda de painéis solares será expandida por lojas IKEA de mais seis países europeus. No entanto e, até ao momento, ainda não são conhecidos os países contemplados.
A ideia da IKEA é disponibilizar estes dispositivos, utilizados para converter a energia solar em energia eléctrica a um preço mais acessível. “Sabemos que os nossos clientes querem poupar energia e viver de forma mais sustentável em casa, mas acreditamos que não devem gastar mais dinheiro ou tempo para consegui-lo. É por isso que estamos determinados em tornar a sustentabilidade em algo acessível e interessante ao maior número possível de pessoas”, explicou o presidente da Ikea, Peter Agnefjall, em Nova Iorque, na véspera da Cimeira do Clima da ONU.
Até 14%. É este o retorno que um sistema de energia solar pode ter, segundo os especialistas, existindo ainda a possibilidade de reaver o investimento inicial logo nos primeiros sete anos. Como refere o Green Savers, os proprietários de uma casa geminada com três quartos poderão poupar até 916€ por ano, com uma redução que pode ir até aos 50% em despesas de electricidade.
Até ao momento ainda não foram divulgados os preços dos painéis solares que irão ser praticados nestes oito países europeus. No Reino Unido, estes dispositivos estão à venda em 18 lojas e custam 7.000€.