Espanhóis da Air Europa confirmam estar em negociações para comprar a TAP

Negociações estão a ser feitas directamente pelo grupo Globalia.

As negocições estão a ser lideradas pelo grupo Globália, que detém a Air Europa, explicou José Mínguez, director para Portugal, que apresentou a nova ligação aérea da compnahia entre o Porto e Madrid, a arrancar a partir de 6 de Outubro. "O que posso fazer é confirmar as palavras do ministro [da Economia]. Estamos dentro das negociações”, afirmou José Mínguez.

Instado a explicar se o interesse do grupo espanhol passa apenas pela TAP, ou se inclui a empresa de manutenção no Brasil - que, como o PÚBLICO notícia esta segunda-feira, deverá estar incluído no pacote a privatizar - José Mínguez explicou que não tinha informação sobre isso. “As negociações estão a ser ser feitas pela holding de topo, a Globalia”, explicou.

A Globalia foi parceira da TAP na Groundforce, mas a associação não correu bem e terminou ao fim de três anos. Questionado sobre o impacto desse episódio nas negocoações actuais, o director da Air Europa disse não o “preocupar”. “É outra situação, outro modelo de negócios que está em causa”, afirmou.

Neste momento há quatro candidatos à compra da TAP: Pais do Amaral e Frank Lorenzo, a Azul, do empresário brasileiro David Neeleman, Gérman Efromovich e Air Europa.

A Air Europa vai passar a assegurar quatro voos diários entre Porto e Madrid,  à semana, e dois ao fim de semana, reforçando as ligações que a companhia já tinha com Portugal, via Lisboa.

No período promocional, o preço das ligações entre Porto-Madrid serão de 79 euros, ida e volta. Findo o perído de arranque, que coincide com a época baixa, a companha espanhola que é conhecida por praticar preços mais baixos, embora não se enquadre no segmento low-cost, subirão para valores que se situarão entre 80 e 85 euros.

José Mínguez salvaguarda, no entanto, que os preços a praticar dependerão de vários factores, entre os quais as taxas de ocupação dos Embraer 145, com capacidade para 50 pessoas, que vão assegurar as ligações.

As carreiras entre o aeroporto Adolfo Suáres Madrid-Barajas e o aeroporto Francisco Sá Carneiro está pensada para responder a fluxos de negócios, com voos ao início da manhã e ao final da tarde. Mas as ligações da Air Europa a Lisboa e Porto têm uma ambição mais ampla, a de captar passageiros portugueses para as ligações internacionais da companhia.

A empresa, que movimenta mais de oito milhões de pessoas por ano e é a segunda maior de Espanha em passageiros transportados, tem ligações aéreas internacionais, com destaque para o continente americano, e garante a conexão a um conjunto de voos, com uma diferença horária média de duas horas.

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