Vendas da Sumol+Compal cresceram mais em Portugal do que no estrangeiro
Melhoria da confiança dos consumidores e campanhas de marketing ajudaram a empresa a crescer no primeiro semestre.
Enquanto no mercado interno as vendas subiram 7,2% para 99 milhões de euros, apesar das condições climatéricas menos favoráveis ao consumo de bebidas, no mercado externo o crescimento foi de 4,8% para 38,8 milhões de euros. O estrangeiro representa mais de 28% do volume total de vendas.
Nos primeiros seis meses do ano, a empresa que nasceu da fusão entre a Sumol e a Compal teve lucros de um milhão de euros, depois de no mesmo período de 2013 ter registado prejuízos de 1,7 milhões. O volume de negócios cresceu 5% para 141,8 milhões de euros e as vendas globais somaram 137,8 milhões de euros, o que representa um crescimento de 6,5%. A dívida da empresa, de 270,5 milhões de euros, reduziu-se em mais de 7%.
“Num semestre em que destacamos a subida das vendas, apesar das condições climatéricas menos favoráveis, não podemos deixar de assinalar também a melhoria dos resultados da Sumol+Compal, reflectindo um desempenho operacional positivo nos primeiros seis meses do ano”, comentou Duarte Pinto, presidente executivo da empresa, num comunicado. Para suportar o aumento de vendas, a empresa está a introduzir “novos tipos de bebidas e sabores”, não só em Portugal, como lá fora.