Um grupo de investigadores da Disney Research Zurique desenvolveu uma técnica que permite imprimir estilos de cabelo em três dimensões, com uma aparência muito semelhante à dos modelos reais. “Este é o primeiro método para capturar o “estilo” do cabelo de um indivíduo de forma a permitir a sua miniaturização e reprodução física, preservando fielmente o efeito visual do mesmo”, pode ler-se no site da rede de laboratórios de pesquisa da Disney.
Actualmente já é possível produzir “mini-estátuas” que tenham semelhanças com as pessoas, digitaliza-se a cara com uma câmara ou outro sensor de profundidade para criar um modelo 3D. Mas a reprodução do cabelo humano é algo que ainda está “fora do alcance da maioria dos sistemas”, afirma o Derek Bradley no comunicado de imprensa da Disney Research.
O investigador refere ainda, no mesmo documento, a importância da reprodução fiel do “estilo” do cabelo humano. "Quase tanto quanto o rosto, o corte de cabelo de uma pessoa é uma característica que a define", explicou.
O objectivo do projecto “Stylized Hair for 3D-printed Figurines” não é reproduzir cada fio de cabelo, uma vez que as impressora 3D actuais não conseguiriam torná-los numa miniatura. Em vez disso, os investigadores inspiraram-se na arte antiga de esculpir bustos de mármore da tradição renascentista, que reproduzem a essência de um penteado numa espécie de capacete. No caso dos penteados impressos em 3D, os investigadores tentaram manter o penteado com o mesmo volume capilar e a mesma cor do modelo real.
Além de Derek Bradley, a equipa de investigação é formada por Thabo Beeler, pesquisador da Disney Zurich, José I. Echevarria, um aluno que estagiou no laboratório da empresa, e por Diego Gutierrez, da Universidade de Zaragoza, Espanha.