Os melhores da Europa voltam à Figueira da Foz
O Figueira Beach Rugby decorre neste fim-de-semana e contará com cerca de 700 atletas das melhores equipas europeias
Um dos maiores torneios europeus de râguebi de praia regressa neste fim-de-semana à praia de Buarcos, na Figueira da Foz, para a sua quinta edição. O Figueira Beach Rugby promete mobilizar cerca de três a quatro mil pessoas nos dias 12 e 13 de Julho e trazer consigo novidades.
“Todos os anos há algo novo a acrescentar”, explica ao P3 Râguebi Rui Loureiro, organizador do maior evento ibérico de râguebi de praia jamais organizado, com 50 equipas, 20 das quais estrangeiras, e um total de 700 atletas provenientes de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Alemanha e Luxemburgo.
Contudo, “não é só o número de equipas estrangeiras” que faz o torneio da Figueira da Foz estar entre a elite europeia. Rui Loureiro destaca a “qualidade organizativa” da prova que, com um “prize money” de 3500 euros, é a mais “valiosa” realizada em todo o continente. “O Figueira Beach Rugby é seguramente o melhor evento de grande dimensão e, em termos de prestígio, o segundo na Europa”, acrescenta o organizador que reserva o primeiro lugar a “uma competição em Itália, na costa de Veneza, com 20 anos de tradição e onde existe uma arena para 3 mil pessoas que está sempre cheia”.
O notório crescimento do projecto e o “positivo feedback” levou a que surgisse o convite em 2013 para a competição integrar o Circuito Europeu de Beach Rugby, do qual é torneio fundador. “O râguebi de praia na Europa carecia de eventos desta dimensão e então, juntamente com uma organização francesa, uma italiana e uma belga, fomos convidados a criar a Associação Europeia de Beach Rugby e o circuito da mesma”, explica Rui Loureiro. “No ano passado chegamos a ter uma equipa constituída por jogadores das Ilhas do Pacífico que actuam em clubes de râguebi da Europa e, este ano, temos a presença do campeão europeu de 2013, a equipa de Marselha”.
As finais da última edição do torneio da Figueira da Foz arrastaram à Praia de Buarcos 2 mil adeptos que assistiram ao vivo à conquista do bicampeonato por parte de Direito. Por isso mesmo, as aspirações lusitanas na prova “são as melhores”, não contasse o torneio só com vencedores portugueses na sua história. “É pena que as nossas equipas não vão mais vezes a torneios lá fora porque poderíamos ter facilmente um campeão europeu”, lamenta Rui Loureiro.
O râguebi de praia foi popular nos finais de década de 90 em Portugal e, depois de algum tempo esquecido, começa agora a reconquistar popularidade na Praia de Buarcos, mas não só: Este ano, o torneio da Figueira da Foz integra o Lusiaves Beach Rugby Portugal Series, que conta no seu cartaz com as etapas da Ericeira (já realizada), da Apúlia (19 de Julho) e do Algarve (02 de Agosto).
“Passados três anos de organizarmos o Figueira Beach Rugby, era preciso alimentar este grande evento, criando outras etapas para fazer crescer a modalidade em Portugal”, considera Rui Loureiro. A primeira etapa foi na Ericeira e teve um nível de participação “interessante”, com 15 equipas seniores e 30 juvenis. “Quatrocentos Jovens passaram um dia inteiro a jogar râguebi na praia e foi um espectáculo fantástico. São etapas mais pequenas mas que fazem o seu papel de promover e espalhar o râguebi de praia”.