Quénia a um pequeno passo de fazer história
A selecção queniana derrotou Madagáscar e até pode garantir o apuramento para o Mundial 2015 com uma derrota frente ao Zimbabué
O Quénia deu nesta quarta-feira um passo de gigante para garantir pela primeira vez na sua história a presença na fase final de um Campeonato do Mundo. Em Antananarivo, capital de Madagáscar, os quenianos derrotaram a selecção da casa por 34-0 e, beneficiando do desaire do Zimbabué frente à Namíbia, isolaram-se no comando da fase de qualificação africana.
O nome da 19.ª selecção apurada para o Mundial 2015 só será conhecido no próximo domingo, mas o Quénia está em excelente posição para ocupar o lugar Africa 1 na prova e no próximo ano defrontar a Nova Zelândia, a Argentina, a Geórgia e Tonga.
Os quenianos, que nunca marcaram presença na mais importante competição mundial de selecções, pouparam nesta quarta-feira 11 dos 15 jogadores que tinham vencido a Namíbia na jornada inaugural da competição, mas mesmo assim garantiram o bónus ofensivo ao marcar seis ensaios no triunfo por 34-0 frente a Madagáscar.
No outro jogo da jornada, a Namíbia, que marcou presença nos últimos quatro Campeonatos do Mundo (1999, 2003, 2007 e 2011), derrotou o Zimbabué por 24-20 e, apesar de ter reduzidas hipóteses de terminar no primeiro lugar, manteve em aberto a possibilidade de chegar ao segundo lugar, que dará direito a disputar uma repescagem frente à Rússia que definirá a selecção que vai ao play-off que garante um lugar no Grupo A do Mundial 2015.
Com estes resultados, o Quénia qualificar-se-á directamente para Inglaterra se vencer ou empatar no próximo domingo frente ao Zimbabué. Uma derrota com a conquista dos bónus ofensivos e defensivos também apura os quenianos.