Os The Tata Top são partes de cima de biquínis, mas com um desenho, no mínimo, irreverente. Além de terem uma cor de pele – existem três modelos diferentes para que cada cliente escolha o mais semelhante ao seu tom natural – têm mamilos femininos estampados, fazendo parecer que a pessoa que o veste está, à primeira vista, seminua.
A peça de vestuário balnear, produzida em Chicago, Estados Unidos, é “mais do que a parte de cima de um biquíni com mamilos representados”, de acordo com as suas criadoras, Robyn Graves e Michelle Lythee. O objectivo da criação é “questionar as regras sociais e as expectativas da sociedade”, e assim dessexualizar os mamilos femininos e eliminar a duplicidade de critérios de género, nomeadamente nos Estados Unidos, onde é proibido fazer topless em público.
“Quanto mais vistos forem os seios, menos interessantes se tornam; a exposição é a chave”, reitera a dupla de criadoras no site da marca.
As irreverentes peças, disponíveis na loja online dos The Tata Top, custam cerca de 20,5€. Para além de promoverem a igualdade de género, os biquínis têm também uma função social associada, uma vez que parte das vendas revertem para a The Lynn Sage Cancer Research Foundation, uma fundação que apoia doentes com cancro da mama.
Texto editado por Cláudia Bancaleiro