A selecção nacional de sevens inicia neste sábado a participação no Grand Prix Series da FIRA-ERA com muitas caras novas. Entre os eleitos por Pedro Netto e Diogo Mateus para a viagem a Lyon, há muitos estreantes e pouca experiência.
Na convocatória, destacam-se as chamadas de Cláudio França (Caldas Groundlink), Frederico Couto (CR Évora), João Maria Santos (RC Montemor) e João Tavares (RC Lousã), jogadores que merecem pela primeira vez uma chamada para um torneio deste nível. Numa segunda-linha, surgem os nomes de Bernardo Seara Cardoso (Belenenses), João Silva (Direito), Vasco Fragoso Mendes (Direito) e Eduardo Salgado (Académica), que já contam com mais alguma experiência.
Com vários quilómetros de torneios ao mais alto nível nas pernas, Gonçalo Foro, Carl Murray, Diogo Miranda e David Mateus são os pesos-pesados ao dispor de Pedro Netto, que não vai contar com, por motivos diferentes, com Pedro Leal, Adérito Esteves, Duarte Moreira, Francisco Vieira de Almeida, Miguel Lucas, Pedro Bettencourt e Nuno Sousa Guedes, entre outros.
Neste sábado, no Estádio Matmut de Vénissieux, Portugal terá pela frente um grupo dificil onde começa por defrontar a Roménia (10h50), seguindo-se os confrontos com as fortes selecções da Espanha (13h50) e Rússia (16h50). O emparelhamento para os quartos-de-final será definido pelo ranking das 12 equipas em prova, sendo que é possível que equipas que se defrontaram na fase de grupos se encontrem nos “quartos”.
Grupo A: Inglaterra, País de Gales, Escócia e Bélgica
Grupo B: França, Itália, Geórgia e Alemanha
Grupo C: Rússia, Portugal, Roménia e Espanha
Calendário de Portugal:
Portugal-Roménia (10h50)
Portugal-Espanha (13h50)
Portugal-Rússia (16h50)