Segurança no Estádio Nacional vai ser alterada para o Portugal-Grécia
O objectivo é evitar que se voltem a verificar os problemas no acesso do público às bancadas ocorridos na última final da Taça de Portugal.
"As alterações serão feitas, sobretudo, na sinalização na Praça da Maratona, nos horários diferentes de entrada no estádio e na canalização das pessoas para as bancadas", disse Luís Marques Guedes, durante uma visita ao Complexo Desportivo do Jamor.
O ministro explicou que poucos dias depois dos incidentes verificados no acesso ao estádio antes da final da Taça de Portugal foi realizada uma reunião para perceber o que tinha sucedido antes do Benfica-Rio Ave.
Segundo Marques Guedes, "todas as melhorias que foram aconselhadas nessa reunião - na qual estiveram a federação, a polícia e assistentes de recinto desportivo - vão ser feitas" para o encontro particular entre as selecções de Portugal e da Grécia, agendado para sábado, às 19h30.
A 18 de Maio, pouco antes do início da final da Taça, ganha pelo Benfica (1-0), centenas de pessoas ficaram imobilizadas na principal área de acesso ao recinto, junto aos torniquetes.
Luís Marques Guedes assegurou que o Governo tenciona continuar a operar melhorias em todo o Complexo do Jamor, sobretudo em parceria com várias federações, e lembrou que em 2013 e este ano foram realizadas obras no valor de 1,3 milhões de euros, no estádio.
Apesar de reconhecer que o recinto, que este ano comemora 70 anos, "não é moderno", o ministro afirmou: "É uma pérola que ninguém quer deitar fora" e manifestou o desejo de que a selecção utilize mais vezes o recinto.
De acordo com o ministro, "será feito um protocolo com a Federação Portuguesa de Futebol [FPF] para que a utilização do espaço seja mais intensiva".
Marques Guedes lembrou que a FPF vai construir junto ao estádio a Cidade do Futebol, que será "utilizada por todas as selecções portuguesas" e considerou que o espaço pode mesmo ser internacionalizado e receber selecções de outros países.
Fernando Gomes, presidente da FPF, garantiu que o organismo não deixará de "acautelar a hipótese de fazer mais jogos no estádio", mas lembrou que o Jamor "não tem condições para receber jogos de qualificação para o Euro 2016".
O encontro entre Portugal e a Grécia - selecção orientada por Fernando Santos e que também marcará presença no Mundia l2014 - servirá para homenagear os antigos internacionais portugueses Eusébio e Coluna, ambos falecidos este ano.
Eusébio será também lembrado num tributo, agendado para as 14h30 de sábado na Praça da Maratona, segundo disse o ministro.