Na Europa manda o RC Toulon
Os franceses derrotaram os Saracens, por 23-6, e conquistaram pela segunda vez consecutiva a Heineken Cup
A despedida dos relvados será apenas no próximo fim-de-semana, na final do Top 14, mas no último jogo de uma prova europeia, Jonny Wilkinson esteve irrepreensível e, com mais uma actuação ao seu nível, o abertura inglês foi decisivo no triunfo do RC Toulon frente aos Saracens, na final da Heineken Cup.
Para além da habitual pontaria perfeita na hora de chutar as postes (duas conversões e duas penalidades com grau de dificuldade muito elevado), Wilkinson somou mais um pontapé de ressalto à sua colecção e teve um papel decisivo no primeiro ensaio do RC Toulon, ao iniciar a jogada concluída pelo australiano Matt Giteau.
Os Saracens, apesar de terem começado bem, apenas conseguiram manter o equilíbrio na partida na primeira meia hora e acabaram por sofrer o primeiro ensaio, da autoria de Giteau, quando estavam em superioridade numérica (amarelo a Fernandez Lobbe).
Com um banco de luxo (Ali Williams, Castrogiovanni e Mermoz, entre outros), o RC Toulon acabou por mostrar maior frescura física nos últimos 40 minutos e conseguiram um grande ensaio: aos 60’, os dois flanqueadores (juan Smith e Fernandes Lobbe) surgiram na ponta, como verdadeiros três-quartos, e Smith fez o toque de meta que terminou com as esperanças dos londrinos.
Com a vitória por 23-6, o RC Toulon confirma que é a melhor equipa europeia da actualidade, enquanto os Saracens, que disputaram pela primeira vez a final, apostam agora todas as fichas na vitória da Aviva Premiership.