Dupla de designers portugueses R2 distinguida com os European Design Awards
Estúdio sediado no Porto já tinha sido premiado nos European Design Awards em 2011 e 2012.
De acordo com a informação prestada à agência Lusa pelo estúdio especializado em design de comunicação visual, fundado pela dupla portuguesa, no Porto, em 1995, o prémio seria entregue este sábado à noite pela Agência Europeia de Design na cerimónia de entrega dos galardões deste ano, em Colónia, na Alemanha.
Além de receber o prémio principal, o estúdio R2 foi ainda distinguido com dois Gold Awards pelo Jornal dos Arquitectos, na categoria de melhor revista, e pelo logótipo desenvolvido para a produtora Um Segundo Filmes.
Na categoria dos livros, o projecto desenvolvido no âmbito da programação da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, Collecting Collections and Concepts, foi também premiado com um Silver Award.
Em 2011, os R2 foram distinguidos nos ED-Awards com o projecto desenvolvido para a Casa do Conto, uma composição tipográfica de baixo-relevo em betão instalada num hotel no Porto.
Também em 2012, foram premiados na categoria de design de exposição com o projecto expositivo Eduardo Souto de Moura – Concursos 1979-2010, apresentado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
Criados em 2006, os European Design Awards são uma organização que distingue anualmente o melhor do design gráfico, ilustração e design digital.
Lizá Ramalho e Artur Rebelo são professores do curso de Design e Multimédia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Como estúdio de design, têm criado projectos para clientes nacionais e estrangeiros, como o Museu Colecção Berardo, o Museu de Serralves, a Casa da Música, a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa e Paris), Eduardo Souto de Moura e a Esquire Magazine (Estados Unidos).