A 25 de Maio celebra-se o Dia Internacional da Tiróide, uma das maiores glândulas do corpo humano que influencia os destinos de órgãos tão importantes como o coração, o cérebro ou os rins. No entanto, é também alvo de problemas frequentes, sendo que um em cada dez portugueses sofre com uma doença associada.
Com o objectivo de sensibilizar a população para a procura de informação e para o diagnóstico precoce, cada vez mais fundamentais, o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) promove assim um dia dedicado ao esclarecimento, a acontecer precisamente a 25 de Maio. A partir das 11h, o auditório do instituto recebe um painel de peritos, com Sobrinho Simões entre eles, para discutir temas como "Nódulos da Tiróide", "Tiroidite de Hashimoto" e "Iodo, tiróide e gravidez".
Os nomes podem não ser muito esclarecedores para o comum cidadão, mas é precisamente para desmistificar estes conceitos que o Ipatimup convida qualquer pessoa a participar. Perguntas são bem-vindas e médicos e investigadores estarão prontos a esclarecer todas as dúvidas e a partilhar novas descobertas científicas.
Sabes como está a saúde da tua tiróide?
A partir das nove e até ao início da palestra, pode usufruir de testes gratuitos, como a ecografia da tiróide e a medição dos níveis de TSH (a hormona estimulante da tiróide). O único requisito é pré inscrever-se, já que as vagas são limitadas (basta enviar um e-mail com o nome e o contacto para diadatiroide2014@adti.pt).
Esta iniciativa surge no âmbito do programa de comemoração dos 25 anos do Ipatimup, a decorrer este ano, e acontece em parceria com o Grupo de Estudos da Tiróide Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) e a Associação das Doenças da Tiróide (ADTI).
Notícia corrigida às 10h47 do dia 27 de Maio de 2014: os testes gratuitos apenas se realizaram a 25 de Maio, não estando disponíveis até ao dia 30 do mesmo mês, como inicialmente estava escrito.