Chama-se Weedmaps.com e o conceito é simples: através da plataforma do Google Maps, os utilizadores americanos poderão consultar os locais mais próximos onde poderão encontrar marijuana medicinal à venda.
A ideia ocorreu ao fundador Justin Hartfield quando recorreu a este polémico medicamento em 2007, para dores de costas crónicas. Justin já tinha o hábito de fumar cannabis desde os 13 anos, por isso ficou espantado com a diversidade de estirpes que os dispensários legais tinham à disposição dos clientes em comparação com o dúbio "dealer" de rua.
O site foi crescendo a partir do conceito inicial — os americanos poderão utilizar uma aplicação disponível para iOS e Android para consultar as reviews de outros utilizadores, comparar preços ou encontrar médicos que prescrevam marijuana medicinal. A procura dos postos de venda pode ser refinada por estirpes de cannabis, disponibilidade de entrega ao domicílio ou até método de pagamento.
Sendo que o uso da marijuana medicinal é apenas legal em dois estados (Colorado e Washington) e que o acesso ao Weedmaps é completamente grátis, o sucesso financeiro de um projecto assim pareceria difícil. Mas no ano de 2013 o Weedmaps registou 24 milhões de dólares em proveitos, através desta plataforma e do Marijuana.com, site associado.
A maior fonte de rendimento acabou por ser encontrada nos anúncios, entre destaques patrocinados e promoções negociadas com os postos de venda.
Os fundadores do Weedmaps já afirmaram que esperam que o seu negócio melhore porque, para eles, a legalização da marijuana medicinal continuará a ser aprovada em mais estados americanos. A um nível nacional, a legalização apenas aconteceu no Uruguai, embora os proveitos fiscais gerados nos EUA com a marijuana medicinal estejam a convencer cada vez mais os legisladores a dar ouvidos ao activismo constante por essa causa.
Artigo editado por Luís Octávio Costa