Cavaco Silva faz um balanço "muito positivo" da visita à China

Sete dias depois, Presidente da República cumpre o último dia da viagem oficial feita a convite do seu congénere chinês.

Foto
Cavaco Silva afirmou estar "descontraído" com o actual cenário político em Portugal ENRIC VIVES RUBIO

"Face ao apoio inequívoco de cooperação com Portugal em vários domínios [ensino da língua portuguesa, científico, académico e empresarial] que ouvi da parte do Presidente da República e do primeiro-ministro da China, interrogo-me sobre tudo o que pode resultar daqui", declarou em conferência de imprensa Cavaco Silva, no final da sua visita, que termina em Macau.

O Presidente da República fez um balanço desta semana e está convencido de que fez o seu trabalho, acrescentando que "agora, deverão ser os empresários a levantarem-se das cadeiras e a fazer o seu".

Cavaco Silva mostra-se optimista e diz "estar convencido que se aproveitarmos bem, será positivo para Portugal" o novo relacionamento que se estabeleceu com a China.

Durante a visita oficial, foram assinados 29 acordos e memorandos de entendimento entre os dois governos, empresas e universidades. "Penso que nunca houve, no passado, algo semelhante", calcula o governante que fez 18 encontros políticos, empresariais e académicos e 15 intervenções públicas. O balanço foi "muito positivo", conclui.

Sugerir correcção
Comentar