Rendas das casas em Lisboa desceram 11,4% nos últimos três anos
Variação das rendas foi apurada a partir da informação dos novos contratos de arrendamento.
De acordo com o índice, calculado a partir da informação dos novos contratos de arrendamento registados pelo SIR, no concelho de Lisboa, as zonas da Baixa, do Parque das Nações e do Chiado registaram as rendas contratadas mais elevadas em 2013, entre os 9,5 e os 10,6 euros por metro quadrado.
Em termos da Área Metropolitana de Lisboa, o concelho de Lisboa apresentou as rendas habitacionais mais elevadas em 2013 (7,9 euros por metro quadrado), seguido da zona das Cascais e Oeiras, onde a renda média contratada foi de 6,3 euros por metro quadrado. Na margem Norte, a renda média dos arrendamentos realizados pela amostra SIR em 2013 situou-se em 5,5 euros por metro quadrado, apresentando-se ainda mais reduzida na margem Sul, onde atingiu 4,3 euros por metro quadrado.
Em 2013, o painel de empresas que integram o SIR realizou um total de 7632 contratos de arrendamento na Área Metropolitana de Lisboa, sendo a maioria referente a fogos usados de tipologia T2. Lisboa concentrou 38% do total dos arrendamentos, seguindo-se a margem Norte com 32%.
A Confidencial Imobiliário é uma entidade especializada na produção de estatísticas sobre o mercado residencial, responsável pelo Índice Confidencial Imobiliário e pelo SIR - Sistema de Informação Residencial.