George W. Bush pinta retratos de outros líderes mundiais

Antigo Presidente norte-americano acredita que os dirigentes retratados vão reconhecer os seus méritos enquanto artista.

O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, o príncipe real do Abu Dhabi Mohamed bin Zayed Al Nahyan, e os ex-Presidentes de França Nicolas Sarkozy e  Lee Myung-bak
Fotogaleria
O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, o príncipe real do Abu Dhabi Mohamed bin Zayed Al Nahyan, e o ex-Presidentes de França Nicolas Sarkozy e da Coreia do Sul Lee Myung-bak Brandon Wade/REUTERS
Fotogaleria
Vladimir Putin, um retratado ainda no poder Brandon Wade/REUTERS
Fotogaleria
Tony Blair, um amigo chegado Brandon Wade/REUTERS
Fotogaleria
Angela Merkel, pelo pincel de Bush Brandon Wade/REUTERS
Fotogaleria
Ehud Olmert, ex-primeiro-ministro de Israel, visto por George W. Bush Stewart F. House/AFP

A exposição foi inaugurada na sexta-feira na sua biblioteca presidencial, em Dallas, no Texas, e estará patente até 3 de Junho.

Pelo trabalho artístico de George W. Bush passaram também, entre outros, os Presidentes Hamid Karzai (Afeganistão) e Vaclav Havel (República Checa); os primeiros-ministros Silvio Berlusconi (Itália) e Ehud Olmert (Israel);bem como o líder espiritual do povo tibetano, o Dalai Lama.

Entrevistado pela filha Jenna Bush Hager, jornalista na NBC, para o programa "Today", o ex-Presidente dos EUA disse que pintou estes retratos “num espírito de amizade”.

Nenhum dos líderes retratados tinha visto a pintura que Bush fez. "Mas acredito que quando a virem, dirão 'Wow, George Bush é um pintor'", comentou o ex-Presidente dos EUA, entre sorrisos.

"Espero que compreendam o espírito em que fiz estas pinturas, que foi de amizade", sublinhou George W. Bush, garantindo que admira os modelos enquanto dirigentes. Bush, de 67 anos, foi Presidente dos EUA entre 2001 e 2009.

Sugerir correcção
Comentar