Revista de arquitectura premeia melhor projecto com 1500 euros
A oitava edição da revista de arquitectura Unidade lança duas competições internacionais. Uma selecciona ensaios e artigos de opinião e a outra premeia o melhor projecto de transformação de ruínas industriais no Castêlo da Maia
A oitava edição da revista de arquitectura Unidade — a U8 — não é só uma revista impressa. A iniciativa inclui ainda dois concursos internacionais: uma competição voltada para os ensaios ou artigos de opinião e outra, com um prémio de 1500 euros, dedicada a projectos arquitectónicos de transformação de uma zona do Castêlo da Maia. Os prazos para as candidaturas são até 15 de Abril e até 17 de Abril, respectivamente.
O concurso de projectos “The Unknown Porto” tem como objectivo reunir ideias para a “restauração, demolição ou aproveitamento” de um espaço onde podemos encontrar uma “ruína industrial” no Castêlo da Maia. O concurso é “aberto a todas as pessoas, independentemente da nacionalidade, desde que tenham um projecto”. A selecção do projecto que ganhará o 1º prémio, que incluí os 1500 euros, ficará ao encargo do júri composto por Eduardo Souto de Moura, Valerio Olgiati, Jonathan Sergison e Camilo Rebelo.
“Compreendemos que, hoje em dia, há uma necessidade muito permanente e urgente, da faculdade olhar pela janela e ver o que se passa em territórios que, até agora, não estava vocacionada para trabalhar”, explica ao P3 o arquitecto Pedro Bragança, editor da “U8” juntamente com Hugo Barros, Marta Nogueira e Pedro Ferreira.
Para além deste concurso, tens também a possibilidade de participar no concurso de artigos “Caminhos dos lugares: colonização da cidade in-formal”. Nesta competição, “o público é a revista e revista é o público” uma vez que o grande objectivo é “lançar uma discussão aberta a toda a sociedade e não apenas à academia”, explica Hugo Barros. Para participar neste concurso, só tens de enviar um artigo, que pode ser científico ou não, onde expresses a tua opinião relativamente aos “lugares de estrada”. Se o teu artigo for o escolhido poderás vê-lo na própria revista. A avaliação destes artigos ficará ao encargo de uma comissão científica. “Queremos que as pessoas comecem a olhar com outros olhos para o real”, afirma o editor da U8.
Ainda segundo Pedro Bragança, “a revista encontra-se ainda em produção”. Dedicada ao tema “expedição ao real”, a edição impressa vai estar dividida em duas partes. Na primeira parte, o leitor vai poder encontrar alguns dos trabalhos seleccionados ao longo dos dois concursos e, na segunda, textos de “autores convidados”, como é o caso de Fátima Vieira e Manuel Graça Dias.