Os Estados Unidos garantiram neste sábado um lugar no Mundial 2015. Os norte-americanos defrontaram o Uruguai, num play-off que definia quem garantia o lugar de “América 2”, e foram mais fortes apesar de terem apanhado um enorme susto.
Depois de um empate a 27 pontos no primeiro jogo, realizado em Montevideu, os “Eagles” eram claramente favoritos para carimbarem de imediato o passaporte para o Mundial de Inglaterra, mas “Los Teros” ofereceram uma réplica inesperada. Tal como tinha acontecido no Uruguai, os EUA começaram de forma muito indisciplinada (dois cartões amarelos na primeira parte) e o Uruguai começou a acreditar que era possível vencer pela primeira vez na casa dos norte-americanos.
Após uma primeira parte muito disputada e com quezílias q.b, os uruguaios foram para o intervalo a vencer por 13-3, mas nos últimos 40 minutos surgiu no Estádio Universitário de Kennesaw, em Atlanta, uma equipa dos EUA transfigurada.
Composto por jogadores que alinham nos melhores campeonatos mundiais, o conjunto norte-americano empurrou o Uruguai para o seu meio campo, corrigiu os erros de disciplina e deu a volta ao resultado.
Os EUA marcarem um ensaio logo no recomeço e depois aproveitaram a quebra física uruguaia, a partir dos 60 minutos, para construir uma vitória folgada (32-13) que, no entanto, não traduz as dificuldades sentidas pelos norte-americanos.
Com a vitória, os Estados Unidos farão parte do Grupo B do Mundial 2015 e vão defrontar África do Sul, Samoa, Escócia e o país que vencer a fase de apuramento da Ásia (provavelmente o Japão).
Ao Uruguai, resta ainda uma possibilidade de apuramento. “Los Teros” vão disputar mais um play-off frente ao vencedor da repescagem europeia e africana (a Rússia deve ser o adversário).