Foi baptizado de “Rail & Fly Portugal” e celebra uma união de facto entre aTAP e a CP. A partir de agora, segundo comunicado conjunto das empresas, "qualquer passageiro que tenha um voo operado pela TAP (...) com origem/destino nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro" terá direito a uma "redução de 20% sobre a tarifa base disponível" nos comboios Alfa Pendular e Intercidades.
Para a promoção, são válidos tanto bilhetes tarifados como bilhetes prémio e para ter o desconto basta apresentar o cartão de embarque e/ou bilhete electrónico.
Além da compra nas bilheteiras da CP (com o serviço de longo curso), a aquisição dos bilhetes de comboio poderá também ser efectuada no site da TAP, através de uma opção criada para esse efeito. Os passageiros que pretendam usufruir deste serviço online deverão "realizar previamente o seu registo junto da CP" (em MyCP).
Entre as regras para usufruir do Rail & Fly, refere-se ainda que "o nome e apelido deverão ser coincidentes entre a informação que consta no bilhete electrónico e no bilhete a ser adquirido junto da CP". Os bilhetes "emitidos ao abrigo desta parceria são reembolsáveis e revalidáveis" e podem ser adquiridos com a "antecedência máxima de 60 dias".
Resposta à campanha da RyanAir?
No comunicado, sublinha-se também a informação de que o serviço "não contempla transfer entre a estação de embarque de comboio e o aeroporto, nem vice-versa" e que "serviços adicionais" (transporte de animais, de equipamento desportivo ou em "situações de passageiros com mobilidade reduzida") serão "somente válidos na empresa onde foram solicitados", sendo da "responsabilidade do passageiro solicitar os serviços que desejar contactando cada um dos transportadores (TAP e CP), de modo a obter a informação da disponibilidade, condições e custos associados". O regulamento do Rail & Fly pode ser lido na íntegra aqui.
Quando questionados pelo P3, se este acordo poderia ser uma reacção às últimas notícias sobre os novos voos da Ryanair, a resposta dada pelo gabinete de comunicação da TAP, bem como o da CP, foi a seguinte: a campanha da companhia aérea irlandesa nada tem a ver com esta iniciativa conjunta da TAP e da CP, uma vez que “não se estabelecem protocolos num dia, são necessários estudos ”, sendo o principal objectivo “beneficiar os passageiros”.