Quem morde mais: Sharks ou Lions?
Numa jornada onde Chiefs, Highlanders e Waratahs descansam, destaque para o Reds-Cheetahs e Crusaders-Stormers
Hurricanes-Brumbies
A jogar pela primeira vez em casa esta época e após duas derrotas nas jornadas anteriores, os Hurricanes procuram a primeira vitória no Super Rugby frente aos Brumbies. No entanto, para o conseguirem, dependem da inspiração dos médios TJ Perenara e Beauden Barrett. A novidade na equipa neozelandesa é a inclusão do defesa James Marshall. Do lado australiano, a semana ficou marcada por uma má notícia: David Pocock voltou a sofrer uma lesão grave. Sem o flanqueador Wallabie, os Brumbies serão obrigados a fazer alterações no “pack” avançado e Ben Mowen jogará a “8”, enquanto o segunda-linha Scott Fardy é mudado para flanqueador. Fragilizada por estas alterações e sem um especialista em “turnovers”, a equipa de Camberra parte para o encontro fragilizada e os Hurricanes terão a oportunidade de dominar o contacto físico e servir bolas rápidas para as suas linhas-atrasadas.
Jogador em destaque nos Hurricanes: TJ Perenara
Jogador em destaque nos Brumbies: Jesse Mogg
Reds-Cheetahs
Os Reds vão apresentar-se com cinco mudanças em relação à equipa que defrontou os Waratahs, sendo que as entradas do ponta Lachie Turner e o talonador Saia Faianga’a são as principais alterações. O pilar James Slipper vai iniciar a partida no banco e o par de centros é substituído por opção. Os Cheetahs possuem igualmente mazelas na equipa e têm duas baixas de vulto: Coenie Oosthuizen e Raymond Rhule. Apesar de a equipa de Free State possuir o mesmo registo de ensaios que na época transacta - quatro ensaios à terceira jornada -, ainda não encontraram a sua tradicional exuberância e a atenção volta a estar focada em Willie Le Roux e Johan Goosen, que terão a complicada tarefa de obter a primeira vitória, em Brisbane, em seis anos.
Jogador em destaque nos Reds: Quade Cooper
Jogador em destaque nos Cheetahs: Willie Le Roux
Crusaders-Stormers
Os Crusaders, que não podem contar com o seu capitão e talismã, Richie McCaw – sofreu uma lesão no polegar na última jornada -, apresentam sete alterações relativamente ao jogo com frente aos Blues. As mais sonantes são as entradas de Wyatt Crockett a pilar, Luke Whitelock a flanqueador e Israel Dagg a ponta. Os Stormers dão as boas-vindas ao seu mítico flanqueador Schalk Burger e ao segunda-linha De Kock Steenkamp, que irão substituir os lesionados Siya Kolisi e Rynhardt Elstadt. A surpresa na equipa é a escolha de Nic Groom para médio-formação. Sem nunca ter ganho um jogo em Christchurch, a equipa da Cidade do Cabo terá 80 minutos para fazer história, enquanto que as alterações nos Crusaders demonstram a vontade de reencaminhar a presente campanha do Super Rugby.
Jogador em destaque nos Crusaders: Kieran Read
Jogador em destaque nos Stormers: Damian de Allende
Force-Rebels
Quando subir ao terreno de jogo, Matt Hodgson será o primeiro jogador na história dos Western Force a atingir a meta de 100 jogos no Super Rugby. O regresso do segunda-linha sul-africano Wilhelm Steenkamp e de Jayden Hayward a defesa, completam as novidades na equipa de Perth. Após um começo de época auspicioso, os homens de Melbourne querem continuar a afirmar-se como a surpresa da conferência australiana e as seis alterações não forçadas na equipa reflectem o objectivo de gerir o plantel para a longa época que se avizinha. Com um saldo de quatro vitórias em cinco jogos contra os Force e a recente forma demonstrada no último jogo, augura-se uma vitória para os Rebels.
Jogador em destaque nos Force: Jayden Hayward
Jogador em destaque nos Rebels: Colby Fainga'a
Bulls-Blues
O regresso de Deon Steggman, após recuperar de lesão, é a alteração mais significativa nos Bulls que mantêm, quase na totalidade, o mesmo XV que derrotou os Lions na jornada anterior. Akona Ndungane será o nono jogador dos Bulls a obter centésima presença num jogo do Super Rugby. Os Blues já podem contar com a inclusão dos veteranos Keven Mealamu e Tony Woodcock na primeira-linha e com Liaki Moli na segunda-linha, numa tentativa de dominar as formações-ordenadas. Tendo apenas ganho seis jogos, num total de 18, contra a equipa de Auckland, os Bulls depositarão em Steggman e Jacques du Plessis, a esperança de conseguir travar a distribuição de bola para as linhas atrasadas dos Blues, que já demonstraram esta época serem capazes de provocar danos nas defesas contrárias.
Jogador em destaque nos Bulls: Deon Steggman
Jogador em destaque nos Blues: Frank Halai
Sharks-Lions
No último jogo da jornada, os Sharks regressam para defrontar os Lions, a surpresa da conferência sul-africana. Sendo fiel à velha máxima de que em equipa que ganha não se mexe, Jake White irá apresentar o mesmo XV que derrotou os Hurricanes e os Bulls nas duas jornadas iniciais. Os Lions por seu turno, optam por colocar Elton Jantjies a médio-abertura, ausente das rondas anteriores por lesão, colocando Marnitz Boshoff a defesa, por forma a aproveitar a boa forma do sul-africano na hora de chutar aos postes. Neste derby sul-africano, o jogo será invariavelmente dominado pela fisicalidade dos avançados e pelo jogo ao pé dos médios.
Jogador em destaque nos Sharks: Patrick Lambie
Jogador em destaque nos Lions: Elton Jantjies