Uma rua
Subir as Escadas do Codeçal e descer as Escadas dos Guindais, ou vice-versa. Para quem ainda tiver fôlego, voltar a subir pelas Escadas do Barredo. Aqui não há lojas, mas há gente e boas vistas.
Uma loja
Gosto das mercearias antigas, daquelas com o bacalhau pendurado na porta. Casa Chinesa e Casa Ramos, na Rua Sá da Bandeira, são das minhas preferidas.
Um petisco
A Taberna d'Avó, em S. Bento da Vitória, serve bons petiscos mas destaco o Peido Serrano. Não sei o porquê do nome mas garanto que era bom. No fim peçam um Xiripiti.
Um café
Um café no Candelabro. Para lanchar, descer aos Aliados e passar na Ateneia.
Um bar/uma discoteca
Primeiro, pegar num copo, passear pelas várias ruas da "movida" e parar nas praças. Mas quando é hora de entrar num sítio, os melhores são o Plano B ou o Maus Hábitos.
Um segredo
Os túneis subterrâneos que cruzam a cidade. Nunca fui às visitas guiadas, mas sei que começam no Jardim de Arca d'Água e terminam na Praça Coronel Pacheco.
Uma fuga
De bicicleta, subir a marginal do Rio Douro, passando o Freixo, pedalar até terminar o passadiço, em frente à praia do Areinho. Uma fuga mais próxima é o Jardim das Virtudes.
Um "guilty pleasure"
Uma bifana no pão. Como não costumo comer carne é uma grande excepção.
Obrigatório
Passar o tabuleiro superior da Ponte D. Luís I e subir à Serra do Pilar para apreciar o pôr do sol sobre o Porto.
"After-hours"
O meu "after" é sempre na padaria mais próxima. E fico por aí.