Cresap recebeu 323 candidaturas a 14 cargos de liderança nas CCDR

Comissão de Coordenação do Norte já tem um novo presidente desde o Verão, mas decorre o processo de recrutamento para as vice-presidências, que são os cargos muito disputados.

Foto
A CCDR do Centro está a escolher o próximo presidente Paulo Ricca/Arquivo

Segundo informação disponibilizada nesta segunda-feira à Lusa por fonte oficial do organismo que gere os recrutamentos do Estado, 56 pessoas candidataram-se ao cargo de presidente das CCDR do Algarve, do Alentejo, de Lisboa e Vale do Tejo e do Centro (o concurso para presidente da CCDR do Norte decorreu durante o Verão).

As restantes 267 candidaturas dizem respeito a cargos de vice-presidente, sendo que a Cresap abriu dois concursos diferentes para dois cargos de vice-presidente por cada CCDR, "por serem cargos com especificidades diferentes", explicou a mesma fonte. A CCDR do Norte foi a que obteve o maior número de candidaturas, 81, enquanto a do Algarve foi a que contou com menor número, 45. O cargo mais procurado foi uma das vice-presidências da CCDR do Norte, com 44 candidaturas; o menos concorrido foi o de presidente da CCDR do Algarve, com dez.

A Cresap espera avaliar as candidaturas em 30 dias e escolher os três nomes a apresentar ao membro do Governo com a pasta do Desenvolvimento Regional. O Governo não tem um prazo legal para decidir quem fica com o cargo, mas tem de escolher entre os três nomes fornecidos pela Cresap.