Instituto de Higiene Medicina Tropical estranha integração do IICT na Universidade de Lisboa
IHMT observa que não foi consultado pelo Governo, apesar de ser um parceiro habitual do IICT.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, anunciou na terça-feira que o IICT vai ser integrado na Universidade de Lisboa.
"A política preconizada é da integração na Universidade da Lisboa. Porquê? Porque as instituições universitárias são as mais adequadas para um instituto de investigação, e não um ministério como o ministério dos Negócios Estrangeiros", afirmou Rui Machete, durante uma audição na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, em resposta ao socialista Pedro Silva Pereira.
Em comunicado, o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), da Universidade Nova de Lisboa, "enquanto instituição de investigação e formação com um longo historial de cooperação nas áreas das ciências tropicais no espaço da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), congratula-se com a anunciada intenção do Governo em assegurar o futuro estatuto universitário do Instituto de Investigação Científica e Tropical, através da sua integração numa instituição de ensino superior".
No entanto, o instituto afirma estranhar que a opção anunciada pelo ministro Rui Machete "tenha sido tomada sem consulta com o IHMT, a instituição portuguesa que maior tradição tem na investigação tropical, incluindo muitas áreas afins de trabalho científico, de consultoria e ação formativa".
No comunicado, o IHMT recorda que a Universidade Nova de Lisboa e o IICT "têm já um largo histórico de colaboração, que remonta à década de 1980 com a oficialização de um convénio de cooperação (quando o IICT era ainda a Junta de Investigações Científicas do Ultramar), que visava maximizar o impacto das iniciativas das duas instituições nos países das regiões tropicais". Uma parceria que foi reforçada em Janeiro de 2013, com a assinatura de um protocolo de cooperação, "tendo em conta o aproveitamento recíproco das respectivas potencialidades científicas, técnicas e humanas, com enfoque nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em domínios como a investigação, docência e capacitação científica", acrescenta o instituto.
Por outro lado, as duas entidades estão actualmente a promover um programa de doutoramento internacional em Saúde Global e Medicina Tropical," pioneiro em Portugal", em colaboração com o Brasil, e atualmente submetido à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior - A3ES, refere ainda o IHMT.
A medida foi criticada pelo PS e PCP, que consideram que o Governo está a "desmantelar" o IICT.