Ministro francês diz que Portugal poderá precisar de programa cautelar

Depois de ter recuperado a estabilidade, a Europa deve concentrar-se no crescimento, defende Pierre Moscovici.

Foto
Ministro francês das finanças Pierre Moscovici defendeu que intervenção do BCE não deve ser descurada Gonzalo Fuentes/Reuters

“Estamos a discutir o tema no Eurogrupo”, afirmou o governante francês numa entrevista televisiva a partir de Davos, na Suíça, onde decorre o Fórum Económico Mundial, contrariando assim informações prestadas por uma fonte do organismo. Como o PÚBLICO noticia nesta quinta-feira, o debate entre os ministros das Finanças europeus sobre as modalidades da saída de Portugal do programa de ajuda externa foi adiado para a Primavera.

Segundo a Bloomberg, Moscovici defendeu que, uma vez que a zona euro “ganhou estabilidade”, é necessário canalizar os esforços no sentido do crescimento.

Relativamente à Grécia, o ministro das Finanças francês considerou que o apoio financeiro concedido ao país é actualmente suficiente.

Moscovici referiu-se ainda ao acordo assinado em Dezembro entre os ministros das Finanças europeus para a criação do novo mecanismo de liquidação dos bancos europeus, alertando que “o Parlamento Europeu poderá melhorar o mecanismo, mas não se pode afastar daquilo que o conselho [Ecofin] estabeleceu”.

O acordo alcançado entre os ministros das Finanças “foi difícil de obter”, afirmou Moscovici, frisando que as regras não podem ser totalmente revistas e alteradas pelo Parlamento Europeu antes da sua aprovação final.

Sugerir correcção
Comentar