Há onze projectos portugueses entre os finalistas do ArchDaily
Para o “ArchDaily Building of The Year 2014” estão nomeados onze projectos portugueses, em várias categorias. Votações decorrem online até 30 de Janeiro.
Já começa a ser um hábito, sempre que a lista de finalistas do ArchDaily é tornada pública no início de cada ano. Dos 70 projectos nomeados para melhores edifícios de 2013, onze são portugueses, escolhidos entre mais de 3 500 obras de todo o mundo.
Os projectos portuguesas são apresentados em oito das 14 categorias a concurso — em três delas há, até, mais do que um edifício nacional, como é o caso das “Educacional”, “Hospitalidade” e "Reabilitação".
A Escola Secundária de Sever do Vouga (Pedro Domingos Arquitectos) e a Escola Braancamp Freire, em Lisboa, (CVDB Arquitectos) integram a votação na categoria “Educacional”. Já em “Hospitalidade”, a De Lemos Guesthouse (Carvalho Araújo) e as Tree Snake Houses (Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade) rivalizam com outros projectos internacionais.
O Quartel de Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (Álvaro Siza Vieira) e a Casa das Artes de Miranda do Corvo (FAT — Future Architecture Thinking) competem nas categorias “Edifícios Públicos” e “Cultura”, respectivamente. Já no sector da “Reabilitação”, destacam-se o Chalet das Três Esquinas (Tiago do Vale), em Braga, e o Centro Desportivo de Coimbra (Comoco).
As Residências de Alcácer do Sal (Aires Mateus) vão a votos na categora “Saúde” e as Casas no Bom Sucesso (Inês Lobo Arquitectos) em “Habitação”. Por último, o “Consexto Lab” (Consexto), no Porto, rivaliza com mais quatro projectos pela melhor “Arquitectura de Interiores” de 2013.
As votações já estão abertas e assim se vão manter até 30 de Janeiro, no site do ArchDaily.
Em 2013, o Pedras Salgadas Eco Resort, em Vila Pouca de Aguiar, dos arquitectos Luís Rebelo de Andrade e Diogo Aguiar, venceu o prémio ArchDaily na categoria “Hotéis e Restaurantes”. Um ano antes foram três os projectos nacionais que levaram prémios: a Capela Árvore da Vida, em Braga, a MIMA House, em Viana do Castelo, e a sede da Associação Fraunhofer, no Porto, foram os eleitos.