Tata Motors lança nova versão do carro mais barato do mundo
A Tata Motors, empresa indiana do ramo automóvel, vai lançar uma nova versão do modelo Nano Twist, o carro mais barato do mundo, que havia sido lançado em 2009.
O Nano Twist dirige-se a um público jovem - cerca de 45% dos utilizadores do Nano têm entre 18 e 34 anos - e é um “carro inteligente para a cidade”, disse Ranjit Yadav, director de negócios de automóveis de passageiros.
Esta empresa do ramo automóvel, parte do Grupo Tata, lançou em 2009 o modelo Nano, que, contrariamente às previsões dos analistas e do grupo, que queria revolucionar a forma como se movimentavam os indianos, acabou por ser um fracasso.
O seu posicionamento estratégico no mercado automóvel não alcançou os resultados esperados, provou que os indianos vêem no preço baixo - cerca de 1800 euros (150 mil rúpias) - uma desvantagem, sendo o carro um símbolo elitista e de ascensão social. As pessoas de menores recursos, que seriam o público-alvo desta campanha, afastaram-se do “carro mais barato do mundo” e procuraram modelos um pouco mais caros, oferecidos pelos concorrentes.
A empresa está a tentar recriar o seu modelo de negócio adicionando novos elementos e tornando o carro mais elegante. Em Dezembro, a Tata Motors vendeu apenas 554 unidades deste automóvel.
Segundo a AFP, o ex-director do Grupo Tata, Ratan Tata, reconheceu que ter colocado o carro mais barato do mundo no mercado foi um erro. “O relançamento do Nano, com algumas modificações, (…) tem, creio eu, boas perspectivas”, disse o magnata indiano no fim de Novembro.
O modelo-base desta nova versão vai ser lançado a um preço de 236 mil rúpias (2800 euros).