Acidente no IP4 faz um morto e um ferido grave

Quatro viaturas, incluindo um autocarro, estiveram envolvidas no acidente aparatoso, numa zona com gelo e nevoeiro cerrado.

Os Bombeiros da Cruz Branca, de Vila Real, foram alertados por volta das 8h15 para um acidente envolvendo um veículo pesado e três ligeiros ao quilómetro 82,9, na zona de Campeã, numa curva. "Quando chegamos ao local encontramos um autocarro despistado ao cimo de uma ribanceira e um ligeiro fora da via", explica o adjunto de comando dos bombeiros, Orlando Matos.

No mesmo local estavam outras duas viaturas ligeiras. "Encontramos duas vítimas encarceradas [uma em cada carro], uma delas em estado grave, com múltiplas fracturas, e outra em estado muito grave", diz Orlando Matos. A primeira, um homem cuja idade não foi possível apurar, foi levada para o Hospital de Vila Real e não corre perigo de vida. A segunda, um homem de 27 anos, acabou por morrer enquanto recebia assistência médica no local.

Segundo a mesma fonte, o motorista e uma passageira do autocarro ter-se-ão deslocado ao hospital pelos próprios meios, com ferimentos ligeiros. O autocarro, onde seguiam 12 pessoas, fazia a ligação entre Vila Real e Porto e ficou suspenso sobre uma ravina, apoiado nos rails de protecção. Os passageiros saíram do veículo pelo próprio pé e seguiram viagem noutro autocarro. 

"Terá sido o autocarro a entrar em despiste e a colidir com os dois veículos ligeiros, atingindo depois um terceiro que supostamente estaria estacionado na via, após ter sofrido um despiste", afirma o adjunto de comando. No entanto, há várias "informações contraditórias" sobre o que poderá ter acontecido.

No momento do acidente, havia gelo na estrada que atravessa a serra do Marão, apesar de ter passado um limpa-neves de madrugada, que deitou sal na via. Orlando Matos conta que "estava nevoeiro cerrado e muito frio, com temperaturas negativas".

Os Bombeiros da Cruz Branca estiveram no local com cinco viaturas e 12 elementos. O INEM accionou uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) e duas ambulâncias de suporte imediato de vida. Segundo Orlando Matos, o helicóptero de emergência estacionado em Macedo de Cavaleiros foi pedido, mas o nevoeiro cerrado impediu que fosse accionado.

O trânsito esteve condicionado durante a manhã.

 

 
 

Sugerir correcção
Comentar