Críticos de Nova Iorque elegem American Hustle como filme do ano
O realizador Steve McQueen e Cate Blanchett e Robert Redford, em interpretação, também foram escolhidos.
O círculo da crítica de Nova Iorque foi o primeiro dos grandes círculos da crítica americana a escolher os melhores filmes do ano. O novo filme de David O. Russell, American Hustle, acabou por sair vencedor ao ser distinguido com os prémios de melhor filme e melhor argumento, para além de Jennifer Lawrence ter sido premiada como melhor actriz secundária. O filme reflecte a forma como dois vigaristas são forçados a colaborar com um agente do FBI nos anos 1970.
No que diz respeito a outras escolhas, destaque para a distinção de Steve McQueen como o melhor realizador pelo seu último e terceiro filme, 12 Years a Slave/Doze Anos Escravo, sobre a história de um negro livre que foi raptado e vendido, tendo passado pela situação de escravo durante 12 anos. Uma história baseada no livro de memórias de Solomon Northup, que data de 1853.
Por sua vez Cate Blanchett foi considerada a melhor actriz, Robert Redford o melhor actor e Jared Leto o melhor actor secundário, nas categorias de interpretação. Destaque ainda para a escolha de A Vida de Adèle, do franco-tunisino Abdellatif Kechiche, estreado a semana passada nas salas de Portugal, como o melhor filme estrangeiro.