Chelsea irreconhecível perdeu novamente com o Basileia mas já está nos oitavos-de-final

Equipa de Mourinho batida nos últimos minutos da partida.

Foto
Mourinho sem motivos para sorrir Fabrice Coffrini/AFP

A igualdade resistiu no marcador do St. Jakob-Park até aos 87’, altura em que o egípcio Mohamed Salah colocou os anfitriões em vantagem. E foi apenas dois minutos depois que surgiu o primeiro remate do Chelsea: Ramires atirou para fora. As estatísticas da UEFA atribuem esse único remate aos blues, contra 16 do Basileia (dos quais dez foram enquadrados com a baliza). E na posse de bola o desfecho foi 52%-48%, favorável aos suíços.

José Mourinho reconheceu que a sua equipa não merecia outro resultado: “Foi uma má exibição e merecemos a derrota. O outro resultado do grupo (0-0 entre Steaua Bucareste e Schalke 04) dá-nos a qualificação e isso é o único aspecto positivo”. “Senti que a equipa estava cansada e pagou o preço pela paragem para os jogos das selecções”, acrescentou o treinador português.

Sem vários dos habituais titulares, o Atlético de Madrid chegou a estar em vantagem sobre o Zenit S. Petersburgo, no outro jogo do Grupo G, que também integra o FC Porto. Mas um autogolo escandaloso (o guarda-redes Courtois ficou muito mal na fotografia) resultou no 1-1 para a formação russa, que continua à frente dos “dragões” na classificação.

No Grupo F, o Arsenal avançou para a próxima ronda da Champions ao receber e vencer o Marselha por 2-0. Os gunners somam 12 pontos, mais três do que Borussia Dortmund e Nápoles – no duelo directo os alemães impuseram-se por 3-1.

Aos 30 segundos de jogo o Arsenal já vencia: Jack Wilshere fez o primeiro dos seus dois golos ao Marselha – foi o primeiro “bis” da carreira do internacional inglês. Pelo meio, Mesut Özil falhou uma grande penalidade. Enquanto isso, em Dortmund, o Borussia recebeu e bateu o Nápoles (3-1), subindo à segunda posição com os mesmos pontos do que os napolitanos e mantendo vivas as aspirações a uma presença nos oitavos-de-final. Reus, Blaszczykowski e Aubameyang construíram a vitória dos alemães, encerrando uma série de três derrotas consecutivas.

O Barcelona, já apurado para os “oitavos”, foi derrotado em Amesterdão na visita ao Ajax. A equipa de “Tata” Martino foi para o intervalo com dois golos de desvantagem (um adepto holandês caiu da bancada e feriu-se nos festejos), e o melhor que conseguiu foi reduzir a diferença no marcador: Xavi, de penálti, fez o golo dos catalães, aos 49’. Apesar de terem jogado em superioridade numérica desde essa altura (Veltman foi expulso), os blaugrana não foram capazes de dar a volta aos acontecimentos. “Perdemos o jogo nos primeiros 45’. No nível individual o Barcelona não foi tão bom quanto o Ajax”, resumiu Martino. A equipa que acompanhará o Barcelona nos “oitavos” será encontrada no confronto entre Milan e Ajax, na última jornada do Grupo H.

Resultados e classificações

Grupo E
Steaua Bucareste-Schalke 04, 0-0
Basileia-Chelsea, 1-0

1.º Chelsea, 5 jogos/9 pontos
2.º Basileia, 5/8
3.º Schalke 04, 5/7
4.º Steaua Bucareste, 5/3

Última jornada: Schalke 04-Basileia; Chelsea-Steaua Bucareste

Grupo F
Arsenal-Marselha, 2-0
Borussia Dortmund-Nápoles, 3-1

1.º Arsenal, 5 jogos/12 pontos
2.º Borussia Dortmund, 5/9
3.º Nápoles, 5/9
4.º Marselha, 5/0

Última jornada: Marselha-Borussia Dortmund; Nápoles-Arsenal

Grupo G
Zenit S. Petersburgo-Atlético de Madrid, 1-1
FC Porto-Austria Viena, 1-1

1.º Atlético de Madrid, 5 jogos/13 pontos
2.º Zenit S. Petersburgo, 5/6
3.º FC Porto, 5/5
4.º Austria Viena, 5/2

Última jornada: Austria Viena-Zenit S. Petersburgo; Atlético de Madrid-FC Porto

Grupo H
Celtic-Milan, 0-3
Ajax-Barcelona, 2-1

1.º Barcelona, 5 jogos/10 pontos
2.º Milan, 5/8
3.º Ajax, 5/7
4.º Celtic, 5/3

Última jornada: Milan-Ajax; Barcelona-Celtic

Sugerir correcção
Comentar