Poliomielite na Síria tem origem no Paquistão, diz OMS
Sequenciação genética revela que o vírus da poliomielite que reapareceu na Síria tem origem no Paquistão
"A sequenciação genética indica que os vírus isolados estão relacionados com os vírus detectados em amostras ambientais recolhidas no Egipto em 2012 [que tinham sido relacionados com poliovírus naturais que estão em circulação no Paquistão]", disse a OMS num comunicado divulgado nesta terça-feira. Foram também detectadas estirpes deste vírus paquistanês nos esgotos de Israel, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
A poliomielite já quase desapareceu, através da vacinação de todas as crianças. É a segunda doença que está na calha para ser erradicada, depois da varíola, dada como extinta em 1979.
Em 2013, a doença é endémica apenas em três países: Nigéria, Afeganistão e Paquistão, onde os taliban têm afugentado os profissionais de saúde que trabalham nas campanhas de vacinação, por desconfiança de que sejam da CIA. Espiões norte-americanos que trabalharam na descoberta do esconderijo de Bin Laden terão feito de conta que vacinavam crianças paquistanesas, noticiaram vários media norte-americanos.
Na Síria, a poliomielite nunca mais tinha sido detectada desde 1999. Mas voltou a aparecer, em Outubro, em Deir Al Zour, no Leste do país, uma das zonas mais fustigadas pela guerra, e onde há milícias islâmicas – muitas delas passam pelo Paquistão.
Há 13 crianças com paralisias confirmadas e foi lançada uma campanha de emergência para vacinar 20 milhões de crianças nos próximos seis meses na região.
O Centro Europeu de Controlo e Prevenção das Doenças sublinha que nos países europeus onde há uma boa cobertura de vacinação – entre os quais Portugal – as pessoas vacinadas não ficarão doentes, tal como acontece em Israel. Mas estas pessoas podem transmitir a doença a outras que não foram vacinadas. Além disso, devido à guerra na Síria, com uma enorme quantidade de pessoas a deslocar-se dentro do país e em fuga para o exterior, a OMS julga que o risco de a doença se espalhar na região é alto.