Maratona de Nova Iorque vai ter segurança reforçada

Organização e autoridades introduzem mais controlos, na sequências do atentado na maratona de Boston, em Abril.

Foto
Organizadores dizem que vai ser "um grande dia" SETH WENIG/REUTERS

Quem for assistir à corrida terá as suas malas revistadas, aqueles que estiverem junto à linha de chegada serão alvo de maior controlo e os atletas não poderão levar qualquer tipo de mochila.

Uma série de itens estão proibidos para os que assistem como tendas, sacos-cama, cobertores e geleiras, segundo o site da organização do evento. Os maratonistas não poderão vestir coletes com bolsos ou com pesos, nem chegar ao local de partida com qualquer tipo de mala. Está também proibido qualquer tipo de roupa que cubra o rosto ou que seja maior do que a forma do corpo.

No dia 15 de Abril passado, duas bombas explodiram junto à zona de chegada da maratona de Boston, matando três pessoas e deixando 264 feridas. Desde o atentado, a organização New York Road Runners, responsável pela maratona de Nova Iorque, tem trabalhado no reforço do esquema de segurança, em colaboração com as autoridades policiais e empresas privadas.

“Não estamos a tentar criar um estado policial. Vai ser um grande dia, uma celebração”, disse o vice-presidente da organização, Peter Ciaccia, citado pelo New York Times.

A maratona de Nova Iorque é considerada a maior, em número de participantes, dos Estados Unidos. A última realizou-se em 2011, com quase 47 mil corredores. No ano passado, o evento foi cancelado, devido ao furacão Sandy, que causara grandes danos na cidade na semana anterior. O deste ano terá lugar no dia 3 de Novembro.

 

Sugerir correcção
Comentar